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Exclusivo: A hora da revitalização ferroviária de impacto

Federação da Indústria da Paraíba reforça movimento para viabilizar a revitalização da Ferrovia Cabedelo – Cajazeiras

Leia a entrevista completa com o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, abaixo, publicada na edição 214 da NORDESTE, ou acesse pelo link aqui

 

Por Walter Santos

 

 

A atual fase sócio – econômica da Paraíba vive novo desafio de forte impacto na realidade estadual com a retomada de movimento empresarial para inserir a revitalização da Ferrovia Cajazeiras ao Porto de Cabedelo dentro do projeto da Transnordestina, importante obra ferroviária a contemplar Pernambuco, Ceará e Piaui, mas excluindo o estado paraibano. É diante deste projeto que surge a presença e análise do presidente da FIEPB, empresário Cassiano Pereira, abordando os temas em Entrevista Exclusiva.

 

Eis a íntegra, na íntegra:

 

Revista NORDESTE – Presidente, os fatos provam que a Paraíba continua de fora da Transnordestina quando dispomos de uma ferrovia apta a ligar o sertão ao porto de Cabedelo. Por que a FIEPB não participa de articulações com governos e classe política para inseri-la?

 

CASSIANO PEREIRA – Todas as formas de incentivo ao escoamento da produção industrial paraibana fazem parte da agenda de soluções da FIEPB. Um exemplo da nossa atenção à essa temática é que já abrimos o diálogo direto com o diretor do Porto de Cabedelo para viabilizar o escoamento da nossa produção também por lá.

 

NORDESTE – Temos sabido de articulações chegando ao governador João Azevêdo, portanto, por que a FIEPB não se incorpora como agente produtivo importante?

CASSIANO PEREIRA – Faz parte do nosso modelo de gestão abrir diálogos com governos e órgãos competentes, no sentido de facilitar a rotina do setor industrial. A pauta da “Transnordestina” também está sendo contemplada nessas agendas, uma vez que seria uma ideia extremamente interessante não só para a indústria, mas para a economia paraibana.

 

NORDESTE – Segundo informações, busca-se até a cessão da ferrovia pelo Ministério de Transportes ao Governo da Paraíba. O reforço da FIEPB chegaria em boa hora, não?

CASSIANO PEREIRA – Seria muito proveitoso que a Paraíba fosse contemplada de Cajazeiras a Cabedelo com a Transnordestina para atender toda nossa demanda de produção, já que o próprio Porto de Cabedelo passa por melhoramentos. Hoje, ela conta com ramais que atendem a Pernambuco e Ceará deixando nosso estado da Paraíba de fora do projeto. Caso nosso ramal saísse de Cajazeiras a Cabedelo, seria ainda benéfico para o estado do Rio Grande do Norte que também ficou de fora.

 

NORDESTE – E agora, como projetar o futuro nessa contextualização ?

CASSIANO PEREIRA – Vamos tentar junto ao governo federal e estadual, essa grande e perene conquista para o nosso setor industrial.

 

NORDESTE – Fala-se até em articulações para atrair grande construtora chinesa nesse investimento de impacto importante no estado…A FIEPB portanto cumpre que papel ?

CASSIANO PEREIRA – É importante ressaltar sempre que o papel da FIEPB vai além das articulações políticas. Vai na construção de uma força que somada ao industrial cobra aos setores responsáveis as melhorias que precisamos em todos os âmbitos: seja escoamento de produção, seja redução na carga tributária ou  captação de novas indústrias.

 

NORDESTE – Quais as metas de futuro próximo envolvendo tantos desafios à indústria paraibana, muito além da questão da ferrovia?

CASSIANO PEREIRA – Estamos construindo um novo tempo na federação, onde ela vai ser a casa que acolhe os interesses da indústria e ajuda a promover a abertura de novos mercados. Nossa ideia – principalmente com o projeto da NIPB (Nova Indústria Paraíba) – é descobrir as vocações do nosso estado e sair da produção primária e secundária. Elevando o padrão da nossa produtividade, através da Transformação Digital e das prerrogativas necessárias para atrair o mercado externo. É, por fim, elevar o PIB da Paraíba em pelo menos 4 pontos percentuais e deixá-la no patamar de desenvolvimento econômico sempre crescente.

 

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Redacao RNE

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2 thoughts on “Exclusivo: A hora da revitalização ferroviária de impacto

  1. Um "Novo Tempo" da Paraíba“; FIEPB mantém luta pela inclusão da ferrovia - Revista Nordeste 27 de novembro, 2024 at 4:05

    […] Leia mais sobre o trecho ferroviário na Paraíba […]

    Responder
  2. Transnordestina: Lula oficializa aporte de R$ 3,6 bi, mas ferrovia da Paraíba continua fora - Revista Nordeste 29 de novembro, 2024 at 6:32

    […] Leia Mais : FIEPB e movimento de empresários querem incluir Ferrovia Cabedelo- Cajazeiras […]

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