Relatório Nacional sobre o Monitoramento do Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde durante o quinquênio 2021/2025, publicado pela Anvisa, aponta a Paraíba como o quarto Estado da Federação e o primeiro das regiões Norte e Nordeste no Ranking de melhor gestão sanitária da segurança do paciente, ficando atrás apenas do Distrito Federal e dos Estados do Mato Grosso do Sul e de Goiás .
O documento foi apresentado pelo diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira de Menezes, em evento comemorativo ao Dia Mundial de Segurança do Paciente e de entrega de Certificação aos Serviços de Saúde que apresentaram alta conformidade na avaliação nacional das práticas de segurança do paciente no ano de 2023.
Geraldo Moreira observou que o relatório da Anvisa traz uma análise da situação da estratégia para a segurança do paciente no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e demonstra resultados diversos entre os Estados da Federação.
“Os dados analisados e publicados agora em 2024 se referem aos exercícios de 2021, 2022 e 2023 e demonstram um crescimento contínuo no desempenho da Paraíba no tocante às ações voltadas para a segurança do paciente em conformidade com os indicadores estabelecidos para o quinquênio 2021/2025”, explicou o diretor da Agevisa.
Segundo a coordenadora estadual do Núcleo de Segurança do Paciente da Agevisa, enfermeira Polianna Estrela Lima de Andrade, a melhoria no desempenho da Paraíba está expressa nos números percentuais dispostos no relatório da Anvisa.
“Conforme a Tabela 2 do Relatório, em 2021 a Paraíba apresentou 47% de conformidade. Em 2022 o percentual subiu para 49%. Já em 2023 houve uma melhora bastante significativa, e o nosso Estado alcançou um percentual de 55%. E nós vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais esses resultados”, enfatizou.
Para o diretor Geraldo Moreira, os números publicados refletem o comprometimento e o esforço, não somente do Governo do Estado, por meio da Agevisa (Núcleo de Segurança do Paciente – NSP/Visa) e da Secretaria de Estado da Saúde, mas de todos os serviços de saúde, públicos e privados, que vêm aderindo cada vez mais à cultura da segurança do paciente na Paraíba.
De acordo com o diretor-técnico de Estabelecimentos e Práticas de Saúde da Agevisa/PB, Hugo José de Barros Franca, para reforçar a cultura de segurança do paciente na Paraíba, as ações da agência reguladora voltadas para a segurança do paciente são muito intensas e incluem, além das atividades regulatórias e de fiscalização sanitária, a promoção de treinamentos, capacitações e outros eventos afins que envolvem diretamente os gestores e os profissionais que atuam nos serviços de saúde.