O projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda tem potencial de impactar diretamente mais de 2 milhões de contribuintes em toda a região Nordeste, segundo informações da Receita Federal referentes a 2023.
Na região, os maiores números concentram-se em três estados, sendo a Bahia com maior índice de beneficiados com o projeto de lei de isenção do IR, totalizando 617 mil pessoas passíveis de isençãoe do benefício da progressividade. Em seguida, aparece Pernambuco, com 414 mil e Ceará com 353 mil.
No Brasil, calcula-se cerca de 10 milhões de pessoas estariam isentas 100% do Imposto de Renda. O texto, um compromisso de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi enviado para apreciação do Legislativo em 18 de março.
A compensação virá com uma taxa de até 10% para pessoas com alta renda (a partir de R$ 600 mil por ano) que atualmente não contribuem com o Imposto de Renda, um grupo de 141 mil pessoas.
“O que estamos fazendo é apenas uma reparação. Estamos falando que 141 mil pessoas que ganham acima de 600 mil, acima de um milhão de reais por ano, vão contribuir para que 10 milhões de pessoas não paguem Imposto de Renda. É simples assim”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no evento que marcou o envio do PL ao Congresso.
Somando essas 10 milhões de pessoas que serão beneficiadas com o PL a outras 10 milhões já contempladas por mudanças feitas anteriormente em 2023 e 2024, serão 20 milhões que deixam de pagar Imposto de Renda desde o início da atual gestão.