Em janeiro, no Nordeste do país, apenas a Paraíba apresentou crescimento na demanda dos brasileiros por crédito, segundo dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian , primeiro e maior datatech do Brasil. A alta foi de 8,4 pontos percentuais (pp), passando de 8,1% em janeiro de 2024 para 16,5% no mesmo mês deste ano. O recuo mais acentuado foi observado no Piauí, com uma redução de 12,4 pp, indo de 12,3% para -0,1%. Veja as informações estaduais da região na tabela a seguir:
![]() |
Na avaliação nacional, janeiro registrado alta de 4,7% na procura por recursos financeiros. Ao analisar o comportamento por renda, aqueles que recebem até um salário-mínimo foram os que mais contribuíram para essa alta (11,9%). Por outro lado, os que recebem entre cinco e 10 registaram uma maior retração no período (-4,8%). Confira, no gráfico abaixo, os dados dos últimos 12 meses e, na tabela em seguida, a visão por renda:
![]() |
Camila também aponta que essa disparada pode estar ligada a uma combinação de fatores econômicos. “Após quatro anos de crescimento econômico importante, muitas empresas iniciaram 2025 cautelosas diante do patamar restritivo de juros e o impacto que a inflação pode ter na demanda dos clientes. Por isso, é difícil imaginar que a procura por recursos financeiros, puxada principalmente pelas micro e pequenas empresas, seja para investimento e expansão de seus negócios.”
Destaque para micro e pequenas empresas
A alta registrada em janeiro foi impulsionada exclusivamente pelas “Micro e Pequenas empresas”, enquanto as “Médias” e “Grandes” companhias também caíram. Confira o detalhamento na tabela a seguir:
![]() |
Todos os setores da economia também relataram aumento na busca por crédito em janeiro. A categoria “Demais” – que engloba os segmentos Primário (agronegócio), Financeiro e Terceiro – liderou a alta (16,5%), seguida por “Serviços” (16,4%), “Indústria” (8,9%), e “Comércio” (5,9%).
Crescimento em todas as Unidades Federativas
Em janeiro, todas as Unidades Federativas (UFs) brasileiras registraram crescimento. Mato Grosso foi o destaque (22,2%), seguido por Mato Grosso do Sul (19,5%) e Rio Grande do Norte (17,9%). Veja, a seguir, o detalhamento por UFs:
![]() |
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui .
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.