Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) revelam o avanço das mulheres à frente de negócios na região Nordeste. Confira o panorama por estado.
- Ceará
- Mulheres empreendedoras: 419 mil
- Percentual de MEIs mulheres: 46,3% (maior do Nordeste)
- Rio Grande do Norte
- Mulheres empreendedoras: 119 mil
- Percentual de MEIs mulheres: 45,6% (segundo maior)
- Alagoas
- Mulheres empreendedoras: 112 mil
- Percentual de MEIs mulheres: 45% (terceiro maior)
- Bahia
- Mulheres empreendedoras: 625 mil
- Percentual de MEIs mulheres: 44,6%
- Maranhão
- Mulheres empreendedoras: 309 mil
- Percentual de MEIs mulheres: 44,5%
- Piauí
- Mulheres empreendedoras: 143 mil
- Percentual de MEIs mulheres: 44,4%
- Sergipe
- Mulheres empreendedoras: 102 mil
- Percentual de MEIs mulheres: 44,4%
- Paraíba
- Mulheres empreendedoras: 139 mil
- Percentual de MEIs mulheres: 43,4%
- Pernambuco
- Mulheres empreendedoras: 379 mil
- Percentual de MEIs mulheres: 42,9%
Apesar do crescimento, as empreendedoras nordestinas enfrentam dificuldades no acesso a crédito, necessidade de capacitação gerencial e conciliação entre vida profissional e pessoal.
Marinez Aparecida, de 58 anos, proprietária de uma churrascaria em Itabuna, Bahia, atuou sua vida profissional inteira na área de vendas, ela migrou para o setor de energia ao perceber uma oportunidade no mercado.
“Venho de uma linhagem de mulheres da minha família que entende muito de cozinha e alimentação, então, para mim, foi uma oportunidade garantida migrar para esse ramo”, conta Aparecida.
Depois de realizar uma reforma no estabelecimento, um motorista sofreu um acidente que destruiu grande parte do restaurante. Com o prejuízo e as atividades paralisadas, Marinez Aparecida precisou de apoio financeiro.
“Foram momentos muito difíceis, em que não tive respaldo de outras entidades financeiras. Com o Sicredi, tive o respaldo para começar a me equilibrar, respirar e continuar minha luta. Não desisti do meu propósito, da minha equipe de trabalho e dos meus anseios”, lembra.
Para viabilizar a nova reforma e o retorno das atividades da churrascaria, ela encontrou no Sicredi um parceiro estratégico. “O negócio é caminhar e a clientela foi retornando. A maior propaganda do meu restaurante é a boca a boca e a qualidade do que atendemos aos nossos clientes. Isso, graças a Deus e à contribuição que encontrei no Sicredi, que reuniu minha história e não se opôs a me ajudar.”
Ranking de participação feminina no MEI
- Ceará (46,3%)
- Rio Grande do Norte (45,6%)
- Alagoas (45%)
- Bahia (44,6%)
- Maranhão (44,5%)
- Piauí (44,4%)
- Sergipe (44,4%)
- Paraíba (43,4%)
- Pernambuco (42,9%)