Com um investimento de R$ 100 milhões, Fortaleza vai ganhar mais um shopping, o Buena Vista Big Mall , investimento conduzido por um grupo de empresários locais sob gestão da Ary Brasil Administração de Imóveis, que tem por trás o empresário João Jereissati Ary. Ele está à frente do fundo imobiliário JASC (JASC11), especializado em open malls, que gerencia em torno de 55 empreendimentos desse formato no Nordeste, incluindo oito em Fortaleza. O fundo possui um patrimônio de R$ 392,6 milhões.
O novo empreendimento promete transformar a paisagem do bairro Antônio Bezerra, revitalizando o espaço que, por décadas, abrigou a fábrica de indústria Têxtil Guararapes. A iniciativa resgata a importância histórica do imóvel ao mesmo tempo em que impulsiona o desenvolvimento da região.

A fábrica da Guararapes foi um importante polo industrial em Fortaleza desde a década de 1970, empregava milhares de trabalhadores até seu fechamento em 2023. Agora, o Buena Vista Big Mall busca ressignificar esse espaço, mantendo elementos arquitetônicos da antiga edificação para preservar a memória do local.
A proposta de retrofit vai além do resgate estético: ao reaproveitar parte da estrutura existente, reduz o desperdício de materiais e minimiza os impactos ambientais da obra, alinhando o projeto a práticas mais sustentáveis de construção civil. Com assinatura dos aruitetos (as) Ricardo Braga e Inês Sobreira, a iniciativa reforça o compromisso do empreendimento não apenas com o desenvolvimento econômico, mas também com a valorização do patrimônio e da identidade do bairro.
Assista o vídeo do pré-projeto
Pré-projeto do futuro Mall Guararapes
A construção do novo centro comercial deve gerar inicialmente 200 vagas de empregos diretos. O empreendimento já conta com quatro lojas âncoras confirmadas — Mix Mateus, Mateus Eletro, Pague Menos e Smartfit — e outras devem ser anunciadas em breve, segundo os investidores, que optaram em não falar mais detalhes sobre o empreendimento ao site da RNE. A inauguração está prevista para o segundo semestre deste ano.
O mall ocupará uma área total de 60 mil metros quadrados, sendo 30 mil metros quadrados de área construída, preservando parte da estrutura da antiga fábrica por meio de um processo de retrofit, como já mencionado.
Conveniência e impacto para a região
A Ary Brasil será responsável pela administração e comercialização dos espaços do mall, que seguirá o conceito de open mall. O grupo tem experiência em projetos similares, como o Quartier Eusébio Open Mall, um mall inaugurado em 2022 na CE-040, no município de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza.
O formato do novo mall, além de proporcionar um ambiente mais arejado e integrado à cidade, facilita o acesso a novas lojas e prestadores de serviço, ampliando a oferta de empregos na zona Oeste de Fortaleza. Para os consumidores, as vantagens incluem conveniência, facilidade de estacionamento e um ambiente moderno e revitalizado.
A localização também é estratégica, já que a estrutura ficará no cruzamento da Avenida Cel. Carvalho com a Avenida Sargento Hermínio – bastante movimentadas- e próximo ao Terminal Antônio Bezerra, o que garante ao novo centro comercial acessibilidade a diferentes regiões da capital cearense. Além disso, espera-se que o empreendimento contribua para a valorização imobiliária do entorno, o aumento da segurança e a diversificação dos serviços oferecidos à comunidade local.