Nordeste registra mais de 200 mil tentativas de fraudes evitadas em outubro

Em novembro de 2024, o Nordeste registrou 203.152 tentativas de fraude evitadas com o uso das tecnologias anti-golpe da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Entre as Unidades Federativas (UFs), a Bahia foi o estado mais visado pelos golpistas (53.280), enquanto Sergipe registrou o menor número de ocorrências (8.601). Confira no gráfico abaixo o detalhamento por estado:

 

Visão nacional: variação anual de 14,2% nas fraudes evitadas no Brasil

Considerando a visão nacional do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, novembro marcou o quinto mês consecutivo de 2024 em que o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de diligências de golpes evitados, totalizando 1.020.304 casos — frequência de uma ocorrência a cada 2,5 segundos e um aumento de 14,2% em relação ao mesmo período de 2023.

“As fraudes digitais representam um risco crescente para consumidores e empresas, e nosso objetivo é fortalecer a segurança em cada etapa da jornada”, destaca Caio Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian. “As tecnologias que utilizamos para identificar padrões fraudulentos e prevenir golpes tem sido essenciais para que as empresas possam identificar as tentativas antes que causem prejuízos”, completa. Veja no gráfico abaixo os dados de tentativas de fraude dos últimos 12 meses:

Mais da metade das tentativas de fraude é detectada por inconsistências nas informações cadastrais

Na visão por modalidade das tentativas, mais da metade (56%) das ocorrências, foi identificada devido a inconsistências nas informações cadastrais, que incluem discrepâncias entre os dados fornecidos pelos usuários e as informações registradas em bases confiáveis ou oficiais, como CPF, endereço, data de nascimento ou histórico financeiro. Rocha explica que “essas inconsistências, muitas vezes, indicam tentativas de criar identidades falsas, manipular dados existentes ou utilizar informações de terceiros de forma fraudulenta”.

Além disso, padrões fraudulentos relacionados à autenticidade de documentos e à validação biométrica corresponderam a 36,7% das ocorrências, enquanto a verificação de dispositivos contribuiu com 7,3%, reforçando a necessidade de soluções integradas para combater diferentes modalidades de fraude.

Curta e compartilhe:

Wallyson Costa

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *