Beijing (Xinhua) — A China imporá tarifas adicionais sobre certos produtos dos EUA a partir de 10 de fevereiro, informou a Comissão de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado nesta terça-feira (4).
A medida está de acordo com os princípios básicos do direito internacional e com as leis e regulamentações chinesas, como a lei tarifária, a lei de comércio exterior e a lei alfandegária, de acordo com um comunicado da comissão.
Uma tarifa adicional de 15% será imposta sobre o carvão importado e o gás natural liquefeito originário dos Estados Unidos, de acordo com o comunicado.
Petróleo bruto, maquinário agrícola, automóveis de grande porte e picapes estarão sujeitos a tarifas adicionais de 10%, segundo o comunicado. As listas de produtos específicos que estarão sujeitos a tarifas adicionais podem ser encontradas em documentos anexados às medidas relacionadas.
Para esses produtos, as tarifas correspondentes serão adicionadas às taxas tarifárias atuais. As atuais políticas alfandegárias, bem como as políticas de redução e isenção de impostos, não sofrerão alterações e as últimas tarifas a serem impostas não serão reduzidas ou isentas, segundo o comunicado.
Em 1º de fevereiro, o governo dos Estados Unidos anunciou a imposição de uma tarifa adicional de 10% sobre os produtos importados da China