São 85 unidades em operação na região Nordeste e com expectativa de inaugurar mais de 70 lojas por ano, sendo todas da marca Poupe Já em estados como Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
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Por Luciana Leão
Grupo AMR Saúde, de origem mineira, busca ampliar sua presença com a marca Poupe Já, focando na combinação de preços competitivos e suporte próximo aos franqueados para consolidar uma posição de destaque no mercado varejista.
Além disso, a região é fortalecida por um polo Industrial, de Serviços e de Logística no segmento de Saúde, principalmente concentrado na Bahia e em Pernambuco, como a Hemobrás, Indústria de Hemoderivados e Biotecnologia, laboratórios públicos de referências em pesquisa e inovação, além de concentrar hospitais de grande porte, distribuidoras de medicamentos e novas iniciativas estratégicas voltadas ao setor de biofármacos.
Com três marcas – Drogarias Americana, Poupe Já e Farma Justa – a empresa atingiu em 2023 um faturamento de mais de R$ 1 bilhão, sustentado por um modelo de franquias que gera mais de 6 mil empregos em suas unidades. Agora, o foco está no Nordeste, região estratégica para o crescimento sustentável do grupo. Fundada em Minas Gerais, nos anos 1980, a empresa teve seu início com uma pequena drogaria em Varginha.
A AMR Saúde tem em sua principal marca no portfólio a Drogaria Americana, sendo responsável por 58% do faturamento do grupo mineiro.
Expansão no Nordeste: 70 novas lojas por ano
São 85 unidades em operação na região Nordeste e com expectativa de inaugurar mais de 70 lojas por ano, sendo todas da marca Poupe Já em estados como Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. A CEO Kelly Rezende explica à revista NORDESTE a razão por trás da escolha.
“O Nordeste é muito estratégico para o nosso grupo, não apenas por sua dimensão econômica, mas pelas características culturais que favorecem o empreendedorismo, como a forte valorização do comércio local e o espírito colaborativo. É essa conexão com o mercado local que tem sido essencial para nosso sucesso na região.”
Os investimentos para abrir uma unidade Poupe Já variam entre R$ 200 mil e R$ 400 mil, dependendo do porte. Esse modelo atrai empreendedores que buscam negócios no segmento popular, um mercado em ascensão na região.“Nosso grande diferencial é o preço competitivo, o que assegura alta demanda e consolida uma forte presença no mercado nordestino,” reforça Kelly.
Concorrência de peso e a estratégia do Grupo AMR
A competição no mercado nordestino é acirrada, com gigantes como a RD Saúde (controladora das redes Droga Raia e Drogasil) e a Pague Menos, como já mencionado. Mesmo assim, o Grupo AMR confia na força de seu modelo de negócios, que alia suporte contínuo aos franqueados e um profundo conhecimento das especificidades locais.
“O consumidor nordestino tem uma receptividade única, o que podemos observar diretamente nas métricas de resultados. Já tivemos casos de lojas que triplicaram o faturamento após a conversão de bandeira, com franqueados que passaram de R$ 100 mil para mais de R$ 1 milhão por mês,” compartilha a CEO.
No Nordeste, a rede conta com 85 unidades do Grupo AMR, todas da marca Poupe Já. “Com relação a expansão no Nordeste, estamos priorizando a Drogaria Poupe Já pelo forte apelo local. Essa é uma marca que teve aceitação na região e por isso será o nosso foco. Mas isso não nos impede de avaliarmos oportunidades para as demais marcas, Farma Justa e Drogaria Americana, de acordo com as características de cada mercado”.
Investimentos robustos para o futuro
Para sustentar esse crescimento, o grupo mineiro planeja investir cerca de R$ 3,5 milhões em 2025. Esses recursos serão direcionados para tecnologia, capacitação e suporte às unidades franqueadas. Estima-se a criação de 800 novas vagas de emprego no Nordeste.
“Vamos alocar R$ 500 mil em capacitações, tanto online quanto presenciais, para gestores e colaboradores. Nosso objetivo é garantir que os franqueados tenham todas as ferramentas para atender às demandas específicas do público nordestino com qualidade, preços competitivos e atendimento diferenciado,” destaca Kelly.
Meta de R$ 3 bilhões em faturamento
Com uma meta ambiciosa de alcançar R$ 3 bilhões em faturamento nos próximos cinco anos, a empresa reforça seu compromisso com o crescimento sustentável e com a criação de oportunidades para empreendedores em todo o Brasil.
“Estamos construindo um caminho sólido de inovação, relacionamento próximo com os franqueados e foco no cliente final. Essa é a receita para continuarmos crescendo e entregando resultados expressivos,” conclui Kelly Rezende.
Presentes em nove estados e no Distrito Federal, divididos em três regiões: Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No Nordeste, em Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. No Centro-Oeste, em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. No Sudeste, operações em Minas Gerais e São Paulo.