Por Fernando Ítalo*
(Especial para o site da RNE)
Gigante da tecnologia, a Samsung considera a região estratégica para manter o mesmo ritmo de expansão no segmento topo de linha registrado em 2024, quando registrou alta de 80% nas vendas
A Samsung Brasil fechou 2024 com um salto de 80% nas vendas de celulares premium, em relação ao ano anterior. Com isso, a sul-coreana deixou a concorrência no vácuo: o avanço foi quase quatro vezes superior à expansão desse mercado no país (21%).
Em 2025, a gigante sul-coreana quer manter o mesmo ritmo e, para alcançar esse objetivo, avança nas ações voltadas para uma região estratégica para o negócio: o Nordeste.
De acordo com informações divulgadas este mês pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os estados nordestinos somam 64 milhões de linhas móveis ativas, o equivalente a 25% das 260 milhões existentes em todo o Brasil.
Esses números, claro, atraem os interesses da Samsung, que atualmente está fortemente empenhada no lançamento global do seu carro-chefe em 2025, a linha premium S25, que vem sendo chamada de “rival do iPhone16”.
O principal diferencial dos novos produtos – que chega às lojas do país com preços variando de R$ 6.999 a R$ 14.999 – são os recursos de inteligência artificial generativa, que utilizam a IA desenvolvida pela própria companhia.
O Galaxy S25, Galaxy S25+ e Galaxy S25 Ultra foram apresentados numa première, na quarta-feira passada (22), realizada em San Francisco e nas maiores metrópoles mundiais, entre elas São Paulo.
Na fase atual do plano de ação da Samsung para o S25 no mercado brasileiro, a linha está sendo lançada em duas capitais nordestinas: Recife (PE) – onde o evento foi realizado nesta terça-feira (28) – e Salvador (BA), que terá a apresentação dos novos smartphones na quinta-feira (30).
Qual a participação do Nordeste nas vendas da Samsung?
A Samsung anunciou recentemente uma previsão da receita de vendas globais para o quarto trimestre de 2024 entre 74 trilhões de wons e 76 trilhões de wons (aproximadamente US$ 5,1 bilhões).
O lucro operacional no período é estimado entre 6,4 bilhões e 6,6 bilhões de wons (US$ 430 milhões). A divulgação dos dados consolidados de todo o ano passado está marcada para 31 de janeiro. Em 2025, a grande aposta do fabricante para incrementar os negócios é justamente a linha S-25.
Já as informações sobre o faturamento da multinacional no Brasil, assim como em outros países, são mantidas sob sigilo. A Samsung também não revela o percentual de participação das regiões em suas vendas.
“Trazer para o Recife e Salvador um lançamento que acabamos de fazer mundialmente, há seis dias, em São Francisco, nos Estados Unidos, mostra a importância com que a Samsung vê o mercado do Nordeste”, afirma o gerente sênior de produto de Mobile Experience da marca no Brasil, Renato Citrini, sem detalhar números regionais.
“É uma região muito extensa fisicamente, tem uma população muito grande e tem polos de tecnologia, centros de inovação muito relevantes, portanto o Nordeste é estratégico em nossa operação no país”, acrescenta.
Samsung é parceira do ecossistema de tech do Recife
No que se refere à integração com os ecossistemas de tecnologia e inovação do Nordeste, Recife é o grande destaque regional em projetos de desenvolvimento e pesquisa da empresa. Na região, Fortaleza (CE) e Campina Grande (PB), juntamente com a capital pernambucana, estão entre os maiores clusters de tech no Brasil.
No Recife, a Samsung tem uma parceria de 13 anos com o Centro de informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE) por meio de um núcleo dedicado a aplicativos para smartphones, tablets e notebooks. Essa frente conta com uma equipe formada por 90 professores, alunos e profissionais.
Em 2022, o relacionamento da companhia com o CIN foi para um novo patamar, com a criação do Centro de Excelência em Saúde & Bem-Estar e Inteligência Artificial (SABIÁ).
A iniciativa, com duração prevista de cinco anos, visa reunir um time de pesquisadores altamente qualificados para desenvolver aplicações de IA no setor de healthcare. Ao todo, a previsão é de que a equipe tenha 60 pessoas, entre professores, consultores, PhDs e estudantes (da graduação, mestrado e doutorado).
Produtos da Samsung são testados no C.E.S.A.R
Outro parceiro da Samsung é o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), situado na zona portuária da cidade, onde está a maior parte dos players do ecossistema conhecido como Porto Digital. Os projetos da sul-coreana com a instituição são focados em testes de produtos, na fase final do processo, antes da chegada às lojas.
“O polo de inovação pernambucano está muito ligado aos nossos centros de P&D, localizados em Manaus e Campinas. Aplicativos nativos são feitos aqui, com a participação de empresas locais. É aqui, portanto, onde nascem muitos dos nossos sonhos”, conclui Renato Citrini.
*Colaboração e Edição Luciana Leão
*Foto: Reportagem RNE