Sergipe se destaca com crescimento no varejo em meio a quedas regionais

Varejo teve queda em quase todos os estados do país, segundo a 24ª edição do Índice de Varejo Stone. Sergipe foi uma exceção no Nordeste. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

 

A 24ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS) revelou que, no Nordeste, apenas Sergipe apresentou um resultado positivo nas vendas em dezembro, com um crescimento de 3,5% na comparação anual. Este desempenho destaca Sergipe como uma exceção em uma região que, de modo geral, enfrentou desafios.

Em contraste, outros estados da região registraram quedas significativas. O Maranhão teve uma retração de 4,1%, destacando-se como o estado com a quinta maior queda do país. Além do Maranhão, o Rio Grande do Norte (-4%), Piauí (-3,1%), Paraíba (-2,1%), Bahia (-2%) e Ceará (-1,5%) também apresentaram resultados negativos. Pernambuco e Alagoas registraram quedas de -1,1% e -0,3%, respectivamente.

 

No recorte regional, apenas cinco estados apresentaram resultados positivos no comparativo anual: Roraima (3,9%), Sergipe (3,5%), Rondônia (2,2%), Pará (1%) e Goiás (0,9%).

 

Destaques segmentos

 

Na análise por segmento, todos reportaram queda mensal: Tecidos, Vestuário e Calçados (7%), Móveis e Eletrodomésticos (6,4%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (4,5%), Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (3,7%). Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (3,3%), Artigos Farmacêuticos (2,3%), Combustíveis e Lubrificantes e Material de Construção (1,8%).

 

Análise 2024

 

No acumulado de 2024, o segmento de Combustíveis e Lubrificantes teve o melhor desempenho do ano, com alta acumulada de 3,1%, seguido pelo setor de Artigos Farmacêuticos, que registrou crescimento de 2,5%.

 

O segmento de Móveis e Eletrodomésticos acumulou alta de 1,1%, enquanto o setor de Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico apresentou um leve crescimento de 0,3%.

 

Já entre os resultados negativos, o segmento de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria apresentou a maior queda anual, com retração de 1,8%, seguido pelo setor de Tecidos, Vestuário e Calçados, que acumulou queda de 0,6%.

 

O setor de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo apresentou retração anual de 0,5% e o segmento de Material de Construção também teve queda de 0,2%.

 

Sobre o IVS

 

O estudo, que acompanha mensalmente as movimentações do setor varejista, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros, parceira do empreendedor brasileiro.

 

O Índice do Varejo Stone tem como objetivo mapear os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo.

 

Curta e compartilhe:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *