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Porto de Itaqui alcança 2ª melhor movimentação histórica e prevê crescimento em 2025

O Porto do Itaqui encerrou 2024 com a movimentação de 34 milhões de toneladas, mantendo sua posição como o quarto maior porto público do Brasil e o principal do Norte e Nordeste, conforme dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

 

O desempenho reafirma a importância estratégica do Itaqui como a maior porta de entrada de combustíveis e o principal corredor de exportação de grãos do país, com destaque para a soja, que alcançou seu maior volume histórico no período.

 

Embora o volume total de cargas tenha sido menor que o registrado em 2023, o Itaqui atingiu marcas recordes em diversas categorias. Os principais destaques foram:

 

>Soja: 13,74 milhões de toneladas, o maior volume já registrado.

 

>Fertilizantes: 4,0 milhões de toneladas, crescimento de 12%.

 

>Alumínio: aumento de 193% nas exportações.

 

Outras cargas com crescimento expressivo incluem carvão (+65%), clínquer (+20%), cobre (+11%) e calcário (+19%).

 

Milho

 

A principal retração ocorreu na movimentação de milho, com uma queda de 3 milhões de toneladas em relação a 2023. A redução foi causada pela menor safra nacional, a maior demanda interna devido à queda do preço internacional do grão e a absorção de parte da produção pela planta de etanol da Inpasa, inaugurada em Balsas, Maranhão.

 

“A operação do Itaqui cresceu em produtividade em quase todas as categorias de cargas, refletindo nosso compromisso com eficiência e inovação”, afirmou Hibernon Marinho, diretor de operações.

 

Industrialização e fortalecimento econômico

 

A inauguração da planta da Inpasa, a maior biorrefinaria de etanol de milho da América Latina, marcou uma transformação na dinâmica de exportação de milho no Maranhão. Parte significativa da produção, antes destinada ao mercado externo, passou a ser processada localmente, resultando em produtos como etanol e farelo de milho.

 

“O fortalecimento das cadeias produtivas locais, como a suinocultura, e o aumento da competitividade do etanol geram empregos, impulsionam a arrecadação de impostos e dinamizam a economia do estado”, destacou o diretor. Essas mudanças reforçam o papel do Itaqui como um motor de desenvolvimento regional.

 

Expectativas para 2025

 

O Itaqui projeta fechar 2025 com a movimentação de 35 milhões de toneladas, impulsionado pela previsão de uma supersafra de soja e pela expansão de outras cargas estratégicas, como fertilizantes e minerais.

 

“Estamos confiantes de que 2025 será um ano de crescimento e superação. Nosso foco é continuar investindo em eficiência, sustentabilidade e inovação, consolidando nossa posição como um dos Nordesteis portos do Norte e Nordeste”, ressaltou Hibernon.

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Luciana Leão

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