Demanda das empresas por crédito cresce em sete de nove estados do Nordeste

Em outubro, os negócios de sete das nove Unidades Federativas (UF) do Nordeste do país apresentaram alta na busca por recursos financeiros. O crescimento mais expressivo foi no RN (8,9%). Em relação às quedas, a mais acentuada foi em Alagoas (2,3%). Os dados são do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito, primeira e maior datatech do Brasil. Veja, no gráfico a seguir, o detalhamento estadual da região:

Na visão nacional, em outubro, a busca dos brasileiros por recursos financeiros continuou em crescimento, desta vez atingindo o patamar de 8,8%. Esta é a quarta alta do ano e a segunda maior registrada até o momento. Confira, no gráfico abaixo, o detalhamento mês a mês dos últimos 12 períodos:

“A necessidade de capital de giro, perante um quadro de atividade econômica ainda forte, pode ter levado as empresas a buscarem mais recursos financeiros”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

A visão por setores das empresas mostrou que, em outubro, a variação da demanda por crédito foi mais acentuada pelos negócios que englobam a categoria “Demais” (12,5%), formado por empresas do segmento “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor”, seguidos “Serviços” (2,3%), “Indústria” (2,1%) e “Comércio” (1,0%),

Espírito Santo avançou na demanda por crédito

A análise por Unidades Federativas (UFs) revelou que, ainda em outubro, as empresas do Espírito Santo avançaram no ranking de demanda por crédito com 14,1% das buscas. Em seguida, ficou Santa Catarina (13,3%) e Rio Grande do Norte (8,9%). Confira o detalhamento por UFs no gráfico abaixo:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Curta e compartilhe:

Wallyson Costa

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *