Projetos sociais e culturais geram transformações com a educação 

Imagine crianças e adolescentes ganhando a primeira renda com arte e educação. Durante muitos anos, essa realidade era impossível de acreditar, mas atualmente a educação tem conectado pontas com a cultura e com o empreendedorismo para essa transformação.

 

Um desses resultados foi mostrado durante o Fórum da Educação Empreendedora e Políticas Públicas, nesta terça-feira (3), no Garden Hotel em Campina Grande. O evento foi realizado pelo Sebrae/PB e tem o objetivo de interligar a educação como política pública aos territórios da Paraíba.

 

O enconto contou com a participação da gestora da Unidade da Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Ana Paula Papa. A organização do Fórum é do gerente de Políticas Públicas do Sebrae/PB, Luciano Holanda, e da gerente da Unidade de Educação Empreendedora, Humara Medeiros. O início dos trabalhos ocorreu com a apresentação da Orquestra do Cefec de Santa Rita-PB.

 

Humara Medeiros explicou que convidou a orquestra de Santa Rita porque os adolescentes músicos vivem numa localidade de extrema vulnerabilidade, mas lá eles estão formando cidadãos através da arte educação.

 

“Hoje, a gente está aqui justamente para reforçar o quanto a educação tem o poder de transformação na vida de um indivíduo e da sociedade. Eu acredito que nada mais muda uma sociedade, um país, como a educação”, completou.

 

O outro organizador do Fórum, Luciano Holanda, falou sobre as transformações que o evento também vem implementando. “O Fórum é tão bom que a cada ano ele vem se renovando, vem propondo novas conversas, novas interações e colaborações. É isso que que move a gente, a equipe Sebrae, que é muito forte e que trabalhou intensamente para que a gente pudesse estar realizando o dia de hoje”, comentou.

 

Espaço para debate

 

Em seguida às falas, foi montado um bate-papo para o painel “Educação e Desenvolvimento Territorial: Conexões Transformadoras”, com o ator Tardelly Lima e o empreendedor social e sergipano, Saulo Faria Almeida Barretto. O painel foi mediado pela gerente da agência Sebrae/PB, Madalena Arruda.

 

Saulo falou sobre os projetos que ele ajudou a desenvolver na cidade de Santa Luzia (SE), onde fundou o projeto Arte Naturalista, uma tecnologia social que identifica e desenvolve talentos locais em desenho, formando futuros ilustradores de aquarela, pontilhismo, grafite e pastel. Deste trabalho surgiu outro, a Casa do Cacete, uma marca composta por ilustradores sergipanos.

 

Já o ator Tardelly Lima contou como sua trajetória de ator se conectou com a de empreendedor cultural. Como natural de Cajazeiras, no sertão paraibano, ele enfrentou e enfrenta as tentações de sair do local para viver no mundo, em locais mais desenvolvidos. Mesmo assim, ele prefere manter residência no estado e viver viajando para realizar os trabalhos na rede Globo de televisão, por exemplo. Atualmente, o ator toca um projeto chamado Ser Tão Teatro, que tem mais de 15 anos como grupo de artes cênicas.

 

Edital

 

Ao final da manhã, houve o lançamento do edital simplificado Inspira Professor 2025, em parceria com o empreendimento Inspira, não pira!, que mapeia e avalia as demandas de palestras para semanas pedagógicas. Posteriormente, o edital selecionará as instituições de ensino para receber gratuitamente uma palestra. Para saber mais, acesse https://www.sympla.com.br/edital-sebrae-inspira-professor-2025—inspiracao-na-sua-semana-pedagogica__2759164.

 

O Fórum da Educação Empreendedora e Políticas Públicas seguiu a programação da tarde com a programação do Pitch – Desafio Liga Jovem, com alunos da Equipe GAIAComp. Em seguida haverá a palestra “Os impactos da IA na transformação do desenvolvimento de um território”, com o palestrante Fábio Pereira.

 

No final do Fórum, houve uma cerimônia de selagem das salas do Empreendedor no Selo Sebrae de Referência em Atendimento. Estiveram presentes 45 municípios que receberm o selo. Desses, 27 concorrem ao selo diamante em Brasília (DF) ainda este ano.

 

Curta e compartilhe:

Wallyson Costa

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *