Teresina e João Pessoa lideram alta de endividamento familiar

O endividamento familiar no Nordeste apresentou um crescimento nos últimos dois anos. Teresina lidera o aumento proporcional, com um salto de 32,6% no número de famílias endividadas, seguida por João Pessoa (29,1%) e Fortaleza (25,1%). Dados da FecomercioSP mostram que o Nordeste concentra quase um quarto (19%) das famílias endividadas nas capitais brasileiras.

 

A FecomercioSP aponta que o aumento do endividamento nas capitais está ligado a fatores econômicos e sociais, incluindo a renda média das famílias e a dependência de crédito para consumo. Embora o índice de endividamento médio nas capitais brasileiras tenha permanecido estável em 78% nos últimos dois anos, o número absoluto de famílias endividadas cresceu 12,8% no mesmo período.

 

O crescimento populacional e a expansão de lares também contribuem para o aumento do número de famílias em situação de dívida.

 

No panorama geral, o levantamento identificou que Porto Alegre é a capital com maior proporção de famílias endividadas, atingindo 91% dos lares. Por outro lado, Belém apresenta o menor índice, com 69%. No Nordeste, os índices ainda estão abaixo da média das capitais mais endividadas.

 

Curta e compartilhe:

Wallyson Costa

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *