Nos dias 18 e 19 de novembro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou a segunda edição do Seminário Novos Gestores, reunindo mais de 740 prefeitos da Região Nordeste (exceto Maranhão e Piauí) e dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O evento, que contou com a participação de mais de 1,2 mil pessoas, teve como foco capacitar os novos gestores municipais para os desafios da administração pública.
Com mais de 20 palestras, a programação abordou temas fundamentais para o cotidiano das prefeituras, oferecendo orientações técnicas e esclarecendo dúvidas sobre os primeiros passos da gestão. Durante o seminário, os prefeitos também receberam a Coletânea do Prefeito, um conjunto de cartilhas com informações estratégicas para diferentes áreas da administração pública, além da Carteira Nacional de Prefeito, válida a partir de janeiro.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destacou a importância da autonomia e da capacidade técnica da entidade, ressaltando os pilares que sustentam seu trabalho em defesa dos municípios. Segundo ele, a independência financeira e política da Confederação é essencial para sua atuação consistente ao longo dos anos.
Outro ponto alto foi a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que reconheceu a relevância do trabalho da CNM para o fortalecimento do municipalismo. Ele também afirmou seu compromisso em pautar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, conhecida como PEC da Sustentabilidade, que busca promover maior equilíbrio econômico para as contas públicas municipais.
O Seminário Novos Gestores está sendo realizado em etapas regionais. A primeira edição, ocorrida nos dias 5 e 6 de novembro, abrangeu os estados do Norte, Centro-Oeste, Maranhão e Piauí. Ainda este mês, as regiões Sul e parte do Sudeste também receberão os eventos de capacitação.