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Um “Novo Tempo” da Paraíba“; FIEPB mantém luta pela inclusão da ferrovia

Ministério dos Transportes insiste em manter ferrovia paraibana excluída da Transnordestina

Conteúdo publicado na edição 214, da Revista NORDESTE; Leia abaixo ou acesse no APP da NORDESTE clicando aqui

 

Por Walter Santos

 

O estado da Paraíba se constitui em unidade da federação brasileira com melhor traçado ferroviário entre as demais do Nordeste, mesmo assim o Ministério dos Transportes ignora interesse da iniciativa privada e do Governo do Estado para revitalizar a ferrovia de Cajazeiras a Cabedelo – neste último caso o Porto do Estado conectando com o mercado internacional para mudar o rumo e futuro econômico do Estado.

 

Leia mais sobre o trecho ferroviário na Paraíba

 

O presidente da Federação das Indústrias da Paraíba, Cassiano Pereira, já mantém contatos em diversas instâncias federais e o governo se manifesta favorável à transferência da exploração da ferrovia pelo Estado, apesar de tudo a equipe técnica federal ignora e retarda o que seria a maior mudança econômico – logística da Paraíba.

 

A POSIÇÃO INSENSÍVEL

 

Em nota enviada à reportagem da Revista NORDESTE, “ o Ministério dos Transportes afirmou que  segue conduzindo estudos sobre a malha não operacional da Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (FTL)” sem se referir à ferrovia da Paraíba para depois esclarecer:

“O objetivo desse processo é avaliar a condição de cada trecho e determinar a melhor alternativa de aproveitamento, considerando sua viabilidade para uso ferroviário ou para outras finalidades”, observa para acrescentar:

“Além disso, o ministério criou um grupo de trabalho para avaliar os trechos a serem devolvidos e a respectiva indenização, bem como o escopo de novo modelo para racionalização da malha operacional. O relatório desse GT está em fase de validação na pasta”, frisou.

E formaliza, de forma determinante, ignorando a possibilidade da ferrovia da Paraíba ser reinserida no PAC de 2025 em diante atendendo interesses de governo e da iniciativa privada:

“Informamos ainda que a ferrovia Transnordestina inclui Ceará, Piauí e Pernambuco não havendo até o momento, previsão de expansão para outros estados”, ou seja, excluindo a Paraíba.

 

AS INDAGAÇÕES DA REVISTA

 

A reportagem da Revista NORDESTE enviou ao ministério dos Transportes as seguintes indagações para receber acima as respostas da instituição.

Primeira pergunta: se existem estudos em curso ou em planejamento que incluam a ferrovia ligando o Porto de Cabedelo ao município de Cajazeiras, na Paraíba”.

Segunda questão: existe um movimento de empresários e políticos, incluindo o próprio governador da Paraíba, João Azevêdo, para que a concessão federal passe a ser de autonomia estadual. Essa possibilidade está sendo discutida no Ministério dos Transportes, dentro das obras do novo PAC? Ou seja, transferir para o Governo da Paraíba a concessão da Ferrovia?

Terceira questão: Existia uma intenção de incluir na Ferrovia Transnordestina, trechos na Paraíba. Como estão tais projetos?”.

As respostas do Ministério confirmam a exclusão da Paraíba da Transnordestina.

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Redacao RNE

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