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Pesquisa: Metade dos consumidores no Nordeste pretende gastar mais de R$ 1 mil na “Black Friday”

Pesquisa de Intenção de Compras, realizada por Tray, Bling, Melhor Envio e Vindi, pertencentes à LWSA, ecossistema de soluções digitais para empresas, mostra que 50,5% dos consumidores de estados como Bahia, Pernambuco e Ceará, no Nordeste do País, pretendem gastar mais de R$ 1 mil na Black Friday de 2024.

 

De acordo com o levantamento, 45,3% têm guardado dinheiro nos últimos meses e 22,5% vão reservar parte do 13o salário para aproveitar as ofertas.

 

Entre os produtos mais buscados, 48,3% planejam a compra de roupas, 45,7% querem adquirir eletrodomésticos, e 31,1% afirmaram que devem comprar itens de beleza e cuidado pessoal.

 

 

A pesquisa de Intenção de Compra para Black Friday 2024 mostra que os consumidores começam a pesquisar produtos e preços com antecedência. Para  55,9%, sites e redes sociais das empresas são a principal forma de se informar sobre os descontos.

 

 

“Neste período pré-Black Friday, conhecer os hábitos do consumidor e onde estão as fontes em que ele confia para decidir a compra é um grande diferencial para os lojistas. E a grande novidade que chama a atenção neste ano em relação ao anterior é a consolidação dos canais de ofertas nos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e Telegram. Isso mostra que em pouco tempo essa opção já figura na preferência do brasileiro, inclusive superando outras bem estabelecida”, disse Marcelo Navarini, diretor do Bling, plataforma de gestão e ERP.

 

 

Para Thiago Mazeto, diretor da Tray, plataforma de e-commerce, os consumidores passaram a analisar de forma cada vez mais criteriosa as ofertas para o período, buscando comparar preços, conhecer a reputação da empresa em sites de venda, entre outros pontos antes de decidir pela compra.

 

 

“Isso ressalta a importância do lojista destacar claramente os diferenciais e benefícios que oferece, garantindo uma comunicação eficaz das vantagens associadas à compra para seu cliente. Além disso, a data demonstra a necessidade dos lojistas cultivarem bom relacionamento com seus clientes e boas avaliações ao longo do ano para que as suas ofertas sejam potencializadas pelo respeito adquirido pela sua marca”.

 

 

Frete é fator decisivo de compra 

 

 

Um universo de 88,7% dos entrevistados afirmam que o valor do frete é um fator muito importante e decisivo para as compras online e  62,2% não estariam dispostos a pagar um valor de envio mais caro para receber o seu produto com mais rapidez.

 

 

Entre os pontos listados na pesquisa sobre o que faria o consumidor desistir de comprar mesmo diante de uma boa oferta na Black Friday foram taxas de frete (57%), preços mais altos do que em períodos sem oferta (44,2%), não confiar na loja (40,9%), nota baixa em sites de reputação (35,6%), avaliações ruins nas redes sociais (37,9%) e desconto/oferta não ser atrativo o bastante para a Black Friday (33,8%).

 

 

“Durante a Black Friday 2024, oferecer frete grátis para produtos específicos ou para compras acima de um determinado valor cria um incentivo irresistível para que os consumidores finalizem suas compras, aumentando  o ticket médio e reduzindo o abandono de carrinho. Contar com mais modalidades de entrega, com opções que destaquem envio expresso e/ou vantagens no preço, pode ser mais um atrativo para promover a autonomia do cliente e, consequentemente, estimular a fidelização”, afirma Vanessa Bianculli, gerente de marketing do Melhor Envioplataforma de frete.

 

 

Cartão de crédito é a principal forma de pagamento

 

 

Quanto a forma de pagamento, 92,5% dos consumidores preferem pagar com cartão de crédito, 10,3% com PIX e 83,9% pretendem parcelar as compras em até 12 vezes.

 

 

Na Black Friday, o parcelamento no cartão de crédito é preferido por consumidores devido à possibilidade de diluir pagamentos sem comprometer o orçamento, além de maximizar benefícios como milhas e cashback. A confiança no cartão de crédito e a popularidade crescente do PIX, que oferece conveniência e gratificação instantânea, são fatores que destacam um consumidor que busca flexibilidade e controle financeiro.

 

Do lado dos lojistas, avalia Monisi Costa, diretora de Payments da Vindi, plataforma de pagamentos.  essas modalidades aumentam o ticket médio, eliminam objeções de compra e garantem liquidez imediata, especialmente útil em períodos de alta demanda

 

Para o estudo, a Opinion Box, a pedido da LWSA,  entrevistou 3087 consumidores, com idade acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, entre 12 e 23 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 1,7 pontos percentuais.

 

Foto: Freepik

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Luciana Leão

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