Governador Ronaldo Caiado sai fortalecido rumo à presidência em 2026, avalia presidente da FGM, Haroldo Naves

Para ele, Ronaldo Caiado (União Brasil) consolidou-se ainda mais como uma figura proeminente na política nacional após as eleições municipais de 2024

 

 

A eleição para a Presidência da República em 2026 já está a todo vapor. Na verdade, ela já começou, e junto com as eleições de 2024, tendo em vista que o resultado do último sufrágio é determinante para a eleição seguinte. O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e secretário geral do MDB de Goiás, Haroldo Naves, avalia que a vitória acachapante do governador em Goiás o fortalece para candidatura à presidência da república, em 2026. “Com o apoio de sua liderança, os candidatos selecionados ao seu projeto político foram eleitos nas principais cidades do estado”, diz Haroldo.

 

 

Ele se refere, por exemplo, à campanha em Goiânia, onde o candidato Sandro Mabel (UB), respaldado por Caiado, derrotou Fred Rodrigues (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, com 55,53% dos votos válidos. Outro exemplo é Aparecida de Goiânia, onde Leandro Vilela (MDB), também apoiado por Caiado, venceu Professor Alcides (PL) com 63,64% dos votos. Senador Canedo, com uma população de 155.635 habitantes, também se alinhou à base governista, onde o candidato Fernando Pellozo (UB) obteve 41,98% dos votos, totalizando 29.025 dos votos.

 

 

“Exemplos não faltam, em Trindade, Marden Júnior recebeu 57,30% dos votos. Goianira, um município em crescimento, elegeu Cleyton Bento (UB) com 61,66% dos votos. Essas vitórias refletem a influência e a capacidade de articulação política de Caiado no estado”, pontua Naves. Segundo ele, somados, os partidos da base do governador tiveram vitória em todos os 21 municípios da Região Metropolitana de Goiânia. No entorno de Brasília, uma região importante no cenário goiano e nacional, Caiado se destacou como o maior cabo eleitoral, apoiando diretamente oito prefeitos eleitos dos 12 municípios.

 

 

Além das vitórias nas grandes cidades, Caiado também teve sucesso em outras localidades importantes no estado, como Rio Verde, um polo do agronegócio, Goianésia e Ceres. No total, Caiado conseguiu eleger prefeitos em 209 dos 246 municípios goianos, solidificando sua presença política em Goiás.

 

 

Extrema direita e esquerda saem enfraquecidas

 

 

Ainda na avaliação do presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, que também é prefeito da cidade de Campos Verdes-GO, por outro lado, o ex-presidente Jair Bolsonaro não saiu fortalecido das eleições municipais de 2024, bem como o próprio presidente Lula, tendo em vista que o PT elegeu apenas 252 prefeitos, ficando em nono lugar.

 

 

Já Bolsonoro, com apenas quatro prefeitos eleitos nas capitais e várias derrotas, fica evidente que a direita brasileira sai fortalecida, mas não depende exclusivamente de Bolsonaro. “Sua dificuldade em se lançar novamente à presidência da República é acentuada por sua inelegibilidade, o que limita suas opções políticas e o torna um candidato em desvantagem”, diz.

 

 

Haroldo lembra inclusive que o próprio presidente do União Brasil, Antônio Rueda, destacou a importância de Ronaldo Caiado para o partido, afirmando que possui todos os “predicados” para a disputa presidencial. Rueda enfatizou que, ao manter-se distante dos extremos, Caiado tem potencial para representar a direita de forma eficaz.

 

 

Alia-se a isso o fato do eleitor brasileiro estar cada dia mais caminhando com a direita e centro-direita, já que os “extremistas”, seja de extrema direita ou extrema esquerda, tem perdido força no país. Prova disso foi o número de prefeitos que os partidos de centro elegeram nas eleições deste ano. “Partidos como PSD, União Brasil, MDB e PP saíram muito fortalecidos das eleições com seus respectivos prefeitos eleitos em todo Brasil, e cidades importante como é o caso do próprio Ricardo Nunes (MDB), em São Paulo, Eduardo Paes (PSD), no Rio de Janeiro, entre outros”. Ou seja, os partidos de centro, conforme Haroldo pontua, vão comandar 63% das prefeituras do país, com 3.500 municípios a partir de 2025.

 

 

“Com uma gestão estadual bem avaliada e uma base de apoio consolidada nas principais cidades de Goiás, Ronaldo Caiado pavimentou um caminho sólido para a disputa presidencial de 2026. Sua liderança eficaz e capacidade de articulação política o posicionam como um dos principais nomes da direita brasileira para o pleito futuro”, finaliza Naves.

 

 

 

 

 

 

Curta e compartilhe:

Walter Santos

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *