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Sudene articula rede para qualificar setores têxtil e de confecções

O Rio Grande do Norte e a Paraíba possuem cadeias têxteis que se destacam no cenário nacional e regional, que abrangem desde a produção de algodão e fibras sintéticas até a confecção de roupas e produtos de moda.

 

No estado potiguar, a indústria têxtil tem um peso significativo na economia, especialmente na região do Seridó, que abriga um grande número de fábricas de confecções e bonelarias. Já na Paraíba, o setor têxtil se destaca em municípios como Campina Grande e Santa Rita.

 

O setor têxtil e de confecções desses estados é vital para a economia local, gerando milhares de empregos e contribuindo significativamente para as exportações. No entanto, enfrenta desafios como a necessidade de modernização tecnológica, qualificação da mão de obra e acesso a novos mercados.

 

Rede de qualificação

 

Com o objetivo de impulsionar a competitividade dessas cadeias produtivas, a Sudene iniciou ações de transformação digital.

 

Em Natal, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), identificou-se que a qualificação profissional e o incentivo a projetos inovadores são pontos críticos para o desenvolvimento.

 

Visitas a empresas locais reforçaram a necessidade de adoção de soluções tecnológicas para aumentar a produtividade.

 

Em Campina Grande (PB), a equipe técnica da Sudene avançou na implementação do programa Linhas do Desenvolvimento, que busca resolver os principais gargalos do setor.

 

A escuta junto aos estados dá continuidade às ações do programa Linhas do Desenvolvimento, lançado pela Sudene para consolidar iniciativas dialogam com os desafios da cadeia produtiva da moda apontados por uma pesquisa realizada com empreendedores do setor. A iniciativa busca ajudar no acesso a mercados, a crédito, à inovação e melhoria na governança.

 

Dados

 

À época da pesquisa, 64,7% dos empreendedores consultados indicaram que a capacitação técnica da equipe é um dos fatores de sucesso mais importantes para a empresa nos próximos anos.

 

A utilização de tecnologias e inovação também foi um condicionante estratégico para 58,1% dos entrevistados. Para levantar as informações, foram realizadas entrevistas com stakeholders, pesquisa com representantes de 400 estabelecimentos e visita a feiras representativas da região.

 

O economista Lautemyr Xavier, da Sudene, destacou a importância da proximidade com as empresas.

 

“É importante acompanhar o projeto, conhecer de perto as pessoas, as instalações das empresas. Isso facilita a compreensão do cenário para viabilizar soluções inovadoras a partir da mentoria de profissionais nos estados atendidos.”

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Luciana Leão

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