Em reconhecimento aos esforços no aprimoramento das políticas públicas para a infância e adolescência, o UNICEF premiou 923 cidades nas regiões Norte e Nordeste, além do Norte de Minas Gerais e Mato Grosso, com o Selo UNICEF. Essas cidades, onde vivem mais de 8 milhões de crianças e adolescentes, apresentaram avanços acima da média nacional entre 2021 e 2024, especialmente em áreas como saúde, educação e proteção contra violências.
O Selo UNICEF é concedido aos municípios que se destacam na melhoria das condições de vida de meninas e meninos, priorizando temas como imunização infantil, combate ao abandono escolar e proteção contra violências. Nos últimos quatro anos, as cidades premiadas investiram em políticas que fortaleceram o desenvolvimento integral e a proteção social para famílias vulneráveis, com foco especial nas comunidades tradicionais.
Os indicadores mostram que, enquanto o Brasil registrou um aumento geral de 2,6% na cobertura vacinal entre 2020 e 2023, os municípios certificados pelo Selo UNICEF avançaram 17,7%. Na educação, a taxa de abandono escolar nas cidades premiadas caiu 47%, contrastando com uma queda de 38% na média nacional. Além disso, os registros de violência contra crianças e adolescentes nos municípios certificados subiram expressivamente, indicando uma maior transparência e eficiência nas redes de proteção.