Dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, revelaram que, em setembro, todas as Unidades Federativas (UFs) do Nordeste apresentaram aumento na busca das companhias por recursos financeiros. Pernambuco liderou o crescimento (5,8%), seguido pelo Maranhão (4,8%). Veja o levantamento completo da região no gráfico a seguir:
Cenário nacional: Médias empresas lideraram a busca por crédito
Na busca das companhias brasileiras por recursos financeiros em setembro, os médios negócios foram os que mais se destacaram, com aumento de 7,4% em comparação com o mesmo período de 2023. Os dados do indicador também revelaram crescimento de 3,6% na necessidade de capital das grandes companhias, enquanto as micro e pequenas empresas registraram queda de 4,5%. Esses fatores contribuíram para uma redução geral de 4,2% na requisição dos recursos no país. Confira o levantamento dos últimos 12 meses no gráfico abaixo e a visão por portes na tabela a seguir:
“O crescimento da demanda por crédito entre as médias e grandes empresas, mesmo em um cenário de juros altos, pode ser explicado por sua maior capacidade de adaptação, necessidade de capital para expansão, e maior facilidade de acesso a crédito em relação às pequenas empresas. Enquanto as grandes corporações possuem outras formas de captação, as pequenas dependem mais dos bancos, e embora haja custo elevado, precisam de recursos para investir e crescer. Além disso, sua gestão financeira mais estruturada permite uma tomada de decisões mais calculada sobre o endividamento”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi
Em setembro, todos os setores apresentaram queda na procura por recursos financeiros. A categoria “Demais”, que contempla empresas do segmento “Primário”, “Financeiro” e do “Terceiro Setor”, registrou recuo de 5,3%, seguida por “Serviços” (-5,0%), “Indústria” (-4,4%) e “Comércio” (-3,1%).
Do total das 27 Unidades Federativas (UFs), 16 apresentaram crescimento na busca por crédito no período de setembro, com destaque para o Amazonas (8,8%), Maranhão (8,7%) e Tocantins (6,7%). Nas últimas posições ficaram São Paulo (-7,3%), Rio Grande do Sul (-10,3%) e Rio de Janeiro (-19,0%). Confira os dados no gráfico abaixo:
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
“Serasa Ponto a Ponto” explica faixas de pontuação
Muitos donos de negócios, interessados em melhorar a situação financeira de suas empresas, podem se perguntar: como o Score PJ funciona? Como consultar essa pontuação para companhias? Dá para ter uma nota maior? Como cuidar melhor da saúde do negócio? Para ajudar os empreendedores a entenderem melhor esses números e como podem contribuir para o aumento do score PJ da sua empresa, a Serasa Experian lançou a funcionalidade “Ponto a Ponto”, dentro da interface de consulta. Saiba mais clicando aqui.
A funcionalidade traz a explicação de cada faixa de classificação, os motivos que podem acarretar a queda ou o aumento da pontuação e as orientações sobre medidas possíveis para manter ou melhorar a situação. A pontuação do Score para CNPJ vai de 0 a 1.000, em que quanto maior o valor, maior o nível de confiança que a empresa apresenta. Os critérios utilizados para avaliação do Score PJ, ainda segundo Cleber Genero, são:
- Existência de dívidas vencidas negativadas;
- Consultas à Serasa Experian;
- Faixa etária do consumidor;
- Cadastro Positivo devidamente aberto;
- Dados cadastrais do consumidor atualizados;
- Registros de pagamento de contas em dia;
- Avaliações de crédito frequentes;
- Existência de processos judiciais envolvendo o indivíduo;
- Cadastro de emissão de cheques sem fundo.