O setor de franquias no Brasil se reúne a partir desta quarta-feira (23) até domingo (27), na Ilha de Comandatuba, no sul da Bahia, durante a Convenção da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Segundo a ABF, no segundo trimestre de 2024, o segmento de franquias no país registrou crescimento de 12,8% quando comparado ao mesmo período de 2023, com receita superior a R$ 61 bilhões. A região Nordeste cresceu em faturamento (14,8%) e em operações no setor (14,3%), sendo a Bahia o principal estado do mercado nordestino.
O segmento de alimentação, que engloba operações de comercialização, distribuição e food service, foi um dos destaques, com o food service crescendo 16,4% no segundo trimestre.
Outro destaque, segundo a ABF, vai para Saúde, Beleza e Bem-Estar que, no primeiro semestre de 2024 é obteve bons resultados em faturamento na região, representando 30,8% do total (R$ 5,4 bilhões).
Com foco neste mercado em crescimento na região, o BNB marca presença na Convenção da ABF , onde apresenta os principais produtos para o mercado de franchising, especialmente o FNE Franquias, linha de crédito que conta com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), para quem deseja implantar ou expandir suas franquias com condições diferenciadas e financiamento de até 100% do investimento.
Segundo o gerente do Ambiente de Micro e Pequenas Empresas e Pessoas Físicas, Thales Messias, o Banco tem uma atuação estratégica no segmento, ao incentivar o empreendedorismo local. “A participação do BNB na Convenção ABF reforça nosso compromisso com o apoio ao setor, especialmente na nossa área de atuação (Nordeste, parte de Minas Gerais e do Espírito Santo). Estamos prontos para oferecer soluções que possibilitem a expansão das redes de franquias, fomentem o desenvolvimento econômico local e a gerem empregos”, destacou o gestor.
Na edição 2024, será promovida a ABF Expo Service, uma feira que reúne empresas prestadoras de diversos serviços para o segmento de franchising. Dentre as atividades programadas, estão palestras sobre o novo marketing, cultura das marcas, sucessão, governança, inteligência artificial e liderança. São mais de 700 participantes entre franqueadores, franqueados e fornecedores do sistema de franquias.
Crescimento
Franquias como a Rei do Mate, no segmento de alimentação, exemplifica o crescimento do setor na região e Brasil. Maior rede de casas de mate e uma das principais cafeterias do Brasil estima um faturamento para 2024 de R$ 370 milhões e um aumento de 18% em relação ao ano anterior.
“Estamos vivenciando uma fase de expansão com segurança e estratégia, acompanhando o crescimento do setor de franquias como um todo no Brasil. Atuamos em áreas com grandes movimentos e oportunidades comerciais inexploradas, e continuaremos em busca de novos mercados, sempre buscando oferecer aos nossos clientes produtos de alta qualidade e com a essência da brasilidade”, afirma Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate.
No segmento de Saúde, Bem-Estar e Beleza destaca-se a rede de óticas Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores franquias do Brasil, que ampia sua atuação no Nordeste com mais sete unidades: uma em Simões Filho (BA), duas em Recife (PE), uma em Santa Maria da Boa Vista (PE), uma em Ingá (PB), uma em Crato (CE) e uma em Fortaleza (CE).
“O Nordeste é uma das regiões mais promissoras para o setor de franquias no Brasil. Com um forte potencial de crescimento, tem atraído cada vez mais marcas de diversos segmentos. Além disso, o fortalecimento da infraestrutura e a crescente qualificação da mão de obra local estão criando um ambiente favorável para o empreendedorismo e a expansão de redes de franquias no Nordeste”, comenta Gustavo Freitas, CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos na região Nordeste.