Quatro escolas do Nordeste são finalistas da edição 2024 do Solve for Tomorrow

Quatro escolas do Ensino Fundamental da Bahia (1), Ceará (2) e Pernambuco (1) estão entre os 10 finalistas da 11ª edição do Solve for Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsumg para impulsionar o empreendedorismo e soluções inovadoras, a partir de aplicações com Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

 

Nos últimos anos, a temática de sustentabilidade tem se destacado entre os projetos semifinalistas e finalistas.  Da Bahia, o projeto é da Escola Estadual Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, em Serrinha, com a solução de blocos de papel para pavimentação intertravada de calçadas.

 

No Ceará, duas escolas concorrem ao prêmio final: Escola Estadual de Educação Profissional Prof. Francisco Aristóteles de Sousa, em Itaitinga, com o projeto de educação inclusiva, com protótipo de óculos para educação inclusiva; e a Escola de Ensino Médio Em Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis, em Cascavel,  com a criação de uma Membrana Polimérica Biodegradável Multifuncional para Tratamento de Água.

 

De Pernambuco, estudantes do 2º ano da Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, de Carnaíba, concorrem com uma solução inovadora e inédita: um filtro de baixo custo utilizando cascas de fruta-pinha (Annona squamosa), que tem como objetivo principal reduzir a poluição gerada pela manipueira (resíduo do processamento da mandioca) e, ao mesmo tempo, criar um fertilizante de liberação lenta.

 

“Conhecer os finalistas é sempre um momento muito importante de celebração do resultado alcançado por essas 10 equipes. É também um momento importante de lembrar que na Educação todos ganham, e reconhecer os esforços de todos os estudantes e professores que participaram do programa este ano. Agora, as equipes finalistas têm o desafio de continuar trabalhando em seus protótipos e de engajar suas comunidades para as votações do Júri Popular, que serão abertas em breve”, afirma Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina.

 

Veja o cronograma da 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil

 

17 de outubro a 29 de novembro: Mentoria para as 10 equipes finalistas
21 de novembro a 29 de novembro: Votação pelo Júri Popular
29 de novembro: Apresentação dos projetos para a Banca Julgadora
3 de dezembro: Resultado dos vencedores da 11ª edição

 

Sobre o Solve For Tomorrow

 

O programa Solve for Tomorrow está presente em 66 países no mundo. Na América Latina, o programa já alcançou mais de 354 mil alunos e professores de escolas públicas de 22 países desde 2014. As práticas pedagógicas de destaque de vários países da região estão disponíveis no site Solve for Tomorrow LATAM.

 

Em sua 11ª edição, o Solve For Tomorrow Brasil registrou um aumento de 19% no número de projetos inscritos – em comparação ao ano anterior. A iniciativa também teve crescimento no número de professores e alunos inscritos, com uma adesão 42% e 10% maior do que em 2023, respectivamente, e no número de escolas cadastradas em 22%.

 

A edição brasileira conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), ONG Todos pela Educação e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

 

 

 

 

 

Curta e compartilhe:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *