Em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei nº 3148/2024, que inscreve o nome do ex-governador de Pernambuco Eduardo Henrique Accioly Campos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
A sanção da Lei contou com a presença da viúva Renata Campos e toda a família, além de ministros do Estado e convidados. O projeto de Lei foi apresentado pelo deputado federal Felipe Carreras, do PSB, com relatoria do deputado federal Pedro Campos, filho do ex-governador, sob justificaticativa do legado deixado pelo ex-governador, que morreu tragicamente em um acidente aéreo, em 13 de agosto de 2014, no litoral norte de São Paulo. À época, Eduardo Campos era candidato à Presidência da República, tendo como vice a atual ministra de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva.
Reconhecimento
Em sua palavras, o presidente Lula lembrou o trabalho realizado por Campos ao enaltecer sua preocupação com a população menos favorecida e mais vulneráveis e de seu trabalho como governador de Pernambuco e ministro de Ciência e Tecnologia. “No momento em que sancionamos uma lei que transforma Eduardo em herói nacional, estamos dando uma contribuição para fazer com que aqueles que nasceram depois de nós possam conhecer outro tipo de político. Estamos enaltecendo as virtudes de um homem que nasceu no berço da política e morreu defendendo as pessoas menos favorecidas e as pessoas pobres deste país”, disse Lula.
“Conheci Eduardo Campos quendo ele era secretário de Miguel Arraes e acompanhei seu trabalho em Pernambuco e no Brasil, como ministro de Ciência e Tecnologia. Em tempos de renascimento do fascismo, de fakenews e de desinformação, quando as pessoas perderam o respeito pelos outros e pela democracia, inscrever Eduardo Campos no Livro dos Heróis da Pátria é uma contribuição para que as futuras gerações conheçam os políticos que lutaram pela democracia e pelo melhor do Brasil”, acrescentou.
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica no memorial cívico Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília (DF). Tem como propósito registrar none de brasileiros e brasileiras que tenham oferecido a vida para a fdefesa e a contrução do País, segundo a Lei 11.597 de 2007.