O Ceará segue sendo destaque na educação nacional. De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nessa quarta-feira (14), o Ceará tem as 10 melhores escolas públicas do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A unidade com o melhor Ideb no Brasil em 2023, no recorte que avalia do 1º ao 5º ano, é a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, do município de Coreaú.
O governador Elmano de Freitas comemorou o resultado positivo do Ceará na educação. “Nós temos muito orgulho do resultado do Estado do Ceará nesse anuncio do Ideb [2023]. Quando consideramos os anos iniciais e escola pública, temos a melhor colocação, o primeiro lugar nos anos iniciais e primeiro lugar nos anos finais do ensino fundamental. Portanto, seguimos sempre avançando e sempre melhorando”.
A Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, de Coreaú, teve 10 no Ideb, 4,3 pontos a mais que a meta estabelecida para a escola – de acordo com a base do Ideb 2021, também utilizado pelo MEC para 2023. Dentre as 21 escolas que alcançaram a nota 10, na lista nacional, 15 são do Ceará.
As 10 escolas cearenses, que estão no topo da lista do Ideb 2023, nos anos iniciais do Fundamental, são:
Escola Municipal Nossa Senhora da Paz – Coreaú
João Evangelista Da Cruz EEF – Cruz
Macario Jose De Farias EEF – Cruz
Renascer EEIEF – Itapiúna
Antonia Ferreira Dos Santos EEIEF – Mucambo
Jose Domingos De Alcântara EEIEF – Mucambo
Francisco Severiano Sousa EEF- Novo Oriente
EEMTI Francisco Ferreira Santiago – Pires Ferreira
EEMTI Alzira Maria De Araujo – Pires Ferreira
Escola Leonilia Gomes Parente – Pires Ferreira
O destaque do Ceará não para nos anos iniciais. Na lista com as 10 melhores escolas dos anos finais do Ensino Fundamental, seis são cearenses. Inclusive o primeiro lugar, que ficou com a EMTI Francisco Ferreira Santiago, do município de Pires Ferreira. As seis escolas cearenses em destaque nessa categoria são:
EMTI Francisco Ferreira Santiago – Pires Ferreira
ETI José Peregrino De Vasconcelos – Sobral
EEMTI Alzira Maria de Araujo – Pires Ferreira
EMEF Jose Brandao de Albuquerque – Jijoca de Jericoacoara
EEMTI Manoel Farias Mororó – Pires Ferreira
EEMTI Centro Educacional Rural – Pires Ferreira
O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, ressaltou o legado da Política de Estado na educação. “O Ceará, como sempre, se destacando. Quero parabenizar todos os professores, gestores escolares, secretária de Educação do Estado, secretários e secretárias municipais, prefeitos e prefeitas. O Ceará mostra para o Brasil a importância do regime de colaboração dos entes federados para o avanço da educação básica no nosso estado”.