Novos Rumos para a Ciência, Tecnologia e Inovação na 5ª CNTI

Depois de 14 anos, academia, sociedade civil, empresas, governos federal, estaduais e municipais se reúnem para debater temáticas em busca de um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido

 

Acesse acesse abaixo o conteúdo completo publicado na edição 210, da Revista NORDESTE, ou se preferir leia diretamente do app da NORDESTE,  clicando aqui

 

 

Por Luciana Leão

 

 

Após um hiato de 14 anos, organizações científicas e da sociedade civil estarão reunidas na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, sob a temática “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, evento realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto. Entre os temas que serão abordados estão pontos importantes, como o lançamento de um novo Plano Nacional de IA, debates sobre prevenção a desastres climáticos e transição energética.

 

 

A 5ª CNCTI foi convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio de um decreto Nº 11.596, que ele assinou no dia 12 de julho de 2023. O encontro, após 14 anos, pois o último ocorreu em 2010, no segundo governo Lula,  tem agora a missão de discutir a situação da ciência e tecnologia e inovação no Brasil e fazer propostas para um plano de ação de longo prazo, para os próximos dez anos.

 

 

O debate tem como base quatro eixos temáticos estruturantes: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e por fim, Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social.

 

 

Para o secretário Nacional da 5ª CNTI, Sérgio Rezende, a dimensão dos debates e definições a serem discutidos durante a conferência, exigiram um esforço de vários atores, desde dezembro de 2023, quando, desde então, foram realizados vários eventos preparatórios.

 

 

Eventos preparatórios

 

 

Até maio deste ano, foram 221 eventos prévios, 27 conferências estaduais, 17 municipais, 5 regionais, uma para cada região do Brasil, 18 reuniões temáticas e 157 conferências livres. Com relação às conferências livres, segundo Rezende,  elas representam uma resposta espontânea da comunidade acadêmica, de empresas, de movimentos, de trabalhadores, de movimentos sociais.

 

 

Sérgio Rezende é o secretário Nacional da 5ª CNTI. Foto: Arquivo Nordeste

 

 

Tivemos uma diversidade muito grande de discussões sobre todos os temas em que a ciência e a tecnologia podem ter algum contato”, reforça o secretário nacional.

 

 

As conferências livres foram organizadas por pessoas e instituições, mas com um formato estabelecido pela organização da 5ª CNTI, por exemplo, durar pelo menos um dia, ter evento presencial, mas também acesso online e ser sobre um tema de interesse nacional.

 

 

Já as demais reuniões em estados, municípios e regiões versaram sobre temas estratégicos convocados e contemplados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, como, por exemplo, saúde, biotecnologia, inteligência artificial, semicondutores, energias renováveis. “Ou seja, temas para os quais as ações do Ministério têm alguma conexão”, explica.

 

 

Os 221 eventos preparatórios resultaram em um acervo de informações  com quatro mil horas de gravação. Para condensar e sistematizar as temáticas, a organização utilizou ferramentas de inteligência artificial para compilar os conteúdos, o que resultou em dois e-books, com sínteses de cada uma reunião preparatória , com as recomendações, as conclusões e as recomendações que foram emanadas dessas reuniões.

 

 

Estamos chegando no dia da conferência nacional com muito entusiasmo porque tivemos nesses eventos preparatórios a participação de cerca de 70 mil pessoas, sendo 10 mil presenciais e 60 mil remotas, então teve uma adesão da comunidade muito grande e com isso nós estamos convencidos de que a conferência nacional vai ser um sucesso”, pontua Sérgio Rezende à revista NORDESTE.

 

 

A conferência nacional vai se realizar fisicamente, e já tem dois mil inscritos, mas será transmitida online,  com muitas sessões simultâneas. “O  número de temas é muito grande e qualquer pessoa da sociedade poderá ter acesso, tem que se inscrever naturalmente, mas sem custo, e assistir o debate da conferência nacional”.

 

 

Para aqueles que quiserem mais informações, o site da conferência é o seguinte, www.5cncti.org.br. Neste site, constam todas as informações sobre a conferência e sobre formas das pessoas participarem remotamente.

Curta e compartilhe:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *