Chinesa Simona Blade produz maior pás eólica no Brasil, em Camaçari

A unidade em Camaçari, na Bahia, da chinesa Sinoma Blade, uma das líderes mundiais na fabricação de pás eólicas, anunciou nesta quinta-feira (18) que a fábrica baiana, a 1ª fora da China, já produz pás de 84 metros, a maior já fabricada no Brasil, segundo o grupo.

 

Em visita técnica à unidade fabril, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Angelo Almeida, pôde conferir de perto a tecnologia e estrutura que envolve a produção das hélices eólicas.

 

“A instalação da Sinoma na Bahia é fruto da missão liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues, realizada em Pequim, na China, em abril do ano passado. Um ano depois estou aqui fazendo essa visita técnica para conhecer de perto a estrutura da empresa. A implantação desta fábrica no estado é enorme, especialmente por conta de todo o processo produtivo que está envolvido”, afirma Angelo Almeida.

 

Secretário da SDE-BA , Angelo Almeida (colete verde) confere as explicações do processo de produção das pás eólicas. Foto: Mario Marques/ SDE-BA

Quando inaugurada em 2023, os investimentos anunciados pela chinesa Sinoma foram de R$ 104 milhões para implantação da unidade e previsão de 550 empregos diretos e 1.600 indiretos.

 

A unidade fabril foi a primeira deste tipo a se instalar fora da China e funciona na área da antiga empresa Tecsis, na Via Atlântica (BA-530). A Sinoma Blade faz parte do conglomerado China National Building Materials Group Co., Ltd, desde 2016.

 

Planos 2024-2025

 

De acordo com o diretor de Operações da Sinoma Blade, Pedro Santos, existem planos para pás de 90 metros e até o final de 2025, a meta é começar a produzir hélices de 120 metros.

 

Atualmente, segundo Santos,  a fábrica está na produção da 15ª pá e serão produzidas mais 150 unidades este ano. A primeira hélice sairá da unidade baiana em outubro.

 

“Estamos satisfeitos de estarmos aqui em Camaçari e poder proporcionar à sociedade a volta do emprego e mudança no cenário social da cidade. Somos a primeira fábrica montada fora da China e garantir seu sucesso é muito importante, então estamos trabalhando muito duro para que isso realmente se concretize”.

Curta e compartilhe:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *