Governo abre mão de ICMS sobre combustíveis e possibilita renovação de frota de ônibus na RMR

O Estado sergipano abriu mão de R$ 10 milhões em recursos públicos para contribuir na renovação da frota de ônibus da capital sergipana e região metropolitana de Aracaju, por meio da isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) que incide sobre o combustível do transporte coletivo.

 

 

A política de incentivo para renovação da frota dos ônibus que circulam na RMR de Aracaju foi acordada com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), a empresa Viação Atalaia, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e demais prefeitos da região metropolitana.

 

 

Entrega das chaves aos prefeitos da RMR. Foto: André Moreira 

 

 

“Hoje estamos entregando dez veículos, que se somam a 20 ônibus já entregues em março, já como parte do cumprimento do acordo do decreto. O transporte público é um compromisso dos municípios e do Estado. Quando os governos passados criaram o consórcio, e o governo é partícipe desse consórcio, todos eles assumiram sua cota dede responsabilidade. A nossa participação neste momento foi com a isenção do ICMS dos combustíveis para proporcionar a renovação da frota de ônibus. Essa é uma colaboração histórica do Estado”, ressaltou Mitidieri.

 

 

Fábio Mitidieri lembrou que além de entregarem ônibus novos, as empresas todos os anos devem entregar um veículo sustentável. Foto André Moreira 

 

Sustentabilidade na frota

 

 

Para que a população tenha sempre ônibus de qualidade, Fábio Mitidieri lembrou que as empresas de ônibus que operam na região, além de entregarem ônibus novos, também precisam cumprir o combinado no acordo: todos os anos, as companhias devem entregar um veículo sustentável. “Isso é importante, porque é um compromisso de renovação de frota de forma sustentável também”, afirmou.

 

 

Representando os demais prefeitos, o gestor da capital, Edvaldo Nogueira, destacou a parceria entre Governo do Estado e os municípios envolvidos.

 

 

“O projeto de subsídio que foi colocado pelo Consórcio Metropolitano é muito importante. No total, são 161 ônibus que a Prefeitura de Aracaju colocou nesses últimos oito anos, renovando a frota. E agora, a partir do Governo do Estado, com a isenção de ICMS no combustível dos transportes, nós entregamos mais dez ônibus de uma única empresa”, disse.

 

 

O prefeito de Aracaju lembrou que as outras empresas de ônibus que operam na região também entregarão mais ônibus novos.

 

 

“Essa união entre as prefeituras de Aracaju, da Barra dos Coqueiros, de Nossa Senhora de Socorro e de São Cristóvão e o Governo do Estado é fundamental para podermos renovar essa frota”, acrescentou.

 

 

Novas rotas

 

 

Foto: André Moreira

 

 

O presidente da empresa Viação Atalaia, que realizou a entrega dos ônibus, Alberto Almeida, destacou que a disponibilização dos novos ônibus só foi possível graças à soma de esforços entre os municípios e Governo do Estado.

 

 

“A formação do Consórcio Metropolitano está dando ao setor de transportes um caminho diferente”, opinou. De acordo com o superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Teles, os novos ônibus começarão a circular a partir desta quinta-feira, 18, quando passarão a atender a população.

 

 

“Foi fundamental a sensibilidade e a atuação do Governo do Estado nesse momento, dando condições para as empresas renovarem a frota. O sistema de transporte metropolitano cresce e avança com mais esses dez ônibus ”, disse.

 

 

 

Curta e compartilhe:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *