Contratações devem começar em julho, segundo anúncio feito durante feira internacional na China
Se tudo correr como planejado, o Ceará poderá, enfim, tirar do papel o aguardado polo automobilístico multimarcas no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. A sinalização mais concreta veio nesta semana, durante a “Auto Shanghai 2025”, uma das maiores feiras do setor automotivo no mundo, realizada em Xangai, na China.
A empresa Comexport, responsável pela condução do projeto, anunciou que a contratação de mão de obra para a produção dos primeiros veículos deve começar já em julho deste ano. A produção também está prevista para ter início ainda em 2025.
O anúncio foi feito ao lado do governador Elmano de Freitas, que lidera a comitiva cearense na China. O Ceará é o único estado brasileiro presente na feira, que reúne empresas de mais de 20 países com foco em veículos movidos a energia elétrica.
“Estamos aqui buscando empresas, parcerias e investimentos para garantir esse grande parque automobilístico no Ceará, gerando empregos e oportunidades para o nosso povo”, disse o governador em vídeo divulgado nas redes sociais.
Rodrigo Teixeira, diretor-geral da Comexport, destacou o empenho do governo estadual. “Gostaria de testemunhar o esforço do Ceará para tornar realidade esse sonho que é ter o polo automotivo. Devemos iniciar a contratação dos cearenses já a partir de julho”, afirmou.
Empregos
A expectativa é de que o polo gere, inicialmente, 250 empregos formais. Quando estiver em plena operação, a planta poderá produzir até 80 mil veículos por ano. Será a primeira fábrica multimarcas do país.
A Comexport, considerada a maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil, atua com marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche.
A comitiva cearense na China também é composta pelo secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Danilo Serpa; o presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri; o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias; e o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante.