O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do corpo do Papa Francisco no caixão, como parte dos ritos previstos após a sua morte, ocorrida nesta segunda-feira (21). As fotos foram registradas na Casa Santa Marta, onde o pontífice residia desde 2013. Em uma das imagens, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, aparece em oração ao lado do corpo.
A cerimônia fúnebre do papa está marcada para o sábado (26), às 10h no horário de Roma (5h em Brasília), segundo o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano. O velório ocorre de forma restrita na residência papal, mas será aberto à visitação pública a partir da quarta-feira (23), após a transladação do corpo para a Basílica de São Pedro.
O cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, presidiu o rito de certificação da morte e a colocação do corpo no caixão. Atendendo a um desejo pessoal do Papa Francisco, o corpo foi colocado em um único caixão feito de madeira e zinco, abandonando a antiga prática que exigia três urnas: de cipreste, chumbo e carvalho.