O Nordeste se firma como vitrine de inovação com a realização do Nordeste On (NEON), que este ano desembarca em Teresina nos dias 3 e 4 de julho. O evento — em sua terceira edição — promete reunir nomes de peso do universo tecnológico, incluindo representantes do Google e do TikTok, além de mais de 200 startups de diversas regiões do país.
A movimentação em torno do NEON reflete o crescimento do ecossistema de inovação no Piauí, que, segundo o governador Rafael Fonteles, já colhe frutos do investimento em tecnologia e empreendedorismo. “O Piauí hoje é o estado do Nordeste com o maior número de startups, em número absoluto. É uma repercussão de todas essas iniciativas que estamos tendo, junto aos municípios, às escolas”, destacou o governador durante o lançamento do evento nesta terça-feira (22). Fonteles reforçou ainda o apoio do governo ao setor. “O governo do estado já acelerou 302 startups… dá todo o apoio às startups.”
Organizado pelo Governo do Piauí e Sebrae, com articulação da Investe Piauí e parceiros estratégicos, o evento terá como palco o Centro de Convenções de Teresina. O espaço será completamente transformado para abrigar exposições, rodadas de negócios, mentorias, painéis com especialistas, pitches de startups, área de educação empreendedora e atrações culturais — em uma imersão total no universo da inovação.
O superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho, confirmou a presença das gigantes da tecnologia. “Nós vamos trazer mais de 200 startups, cem um dia, cem no outro… e vários grandes players do mundo tecnológico presentes, como o Google, como o TikTok”, afirmou. Segundo ele, também estão previstas “rodadas de negócios, mentoria, consultorias e várias palestras com líderes nacionais”.
Bruno Quick Lourenço, diretor técnico do Sebrae, destacou a presença massiva de soluções baseadas em inteligência artificial no encontro. “Sem dúvida, hoje praticamente todas as startups trazem essa componente da inteligência artificial. Muitas trabalham com inteligência e oferecem soluções de inteligência artificial”, observou.
O NEON 2025 também reforça a conexão do Nordeste com iniciativas globais, como o Web Summit Lisboa, e se consolida como vitrine para que startups da região conquistem espaço no cenário nacional e internacional.