Escritor peruano faleceu em Lima, cercado pela família
247 – O escritor peruano Mario Vargas Llosa, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, morreu neste domingo (13), em Lima, capital do Peru, informa o g1. A informação foi confirmada por seu filho, Álvaro Vargas Llosa, por meio de uma publicação nas redes sociais.
“É com profundo pesar que anunciamos que nosso pai, Mario Vargas Llosa, faleceu hoje em Lima, cercado pacificamente por sua família”, escreveu.
Vargas Llosa foi um dos maiores nomes da literatura em língua espanhola e uma das figuras centrais do chamado “boom” latino-americano — movimento literário que revelou ao mundo autores como Gabriel García Márquez (Colômbia), Julio Cortázar (Argentina), Carlos Fuentes e Juan Rulfo (México).
Sua obra funde crítica social, análise política e ficção de alta complexidade, com destaque para romances como A cidade e os cachorros, A festa do bode, A casa verde e Conversa no Catedral.
Apesar do reconhecimento literário, sua trajetória também foi marcada por posições políticas liberais que geraram atritos com setores da intelectualidade, geralmente alinhados à esquerda. “Nós, latino-americanos, somos sonhadores por natureza e temos problemas para diferenciar o mundo real e a ficção. É por isso que temos ótimos músicos, poetas, pintores e escritores — e também governantes tão horríveis e medíocres”, disse em 2010, pouco antes de receber o Nobel.