O governador Rafael Fonteles reuniu, nesta quarta-feira (9), em Brasília, os governadores do Nordeste e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, durante a segunda assembleia geral do Consórcio Nordeste em 2025. A pauta principal do encontro foi o fortalecimento da integração regional e a articulação de ações conjuntas para o desenvolvimento social e econômico da região.
Segundo Rafael Fonteles, o presidente da Câmara reafirmou o compromisso com as demandas prioritárias dos estados nordestinos. “Desde o início, o deputado Hugo Motta se mostrou aberto ao diálogo com os governadores, especialmente em relação a temas que estão em tramitação e que impactam diretamente a nossa região”, afirmou Rafael Fonteles.

Temas debatidos
Entre os temas debatidos, destacam-se a PEC 66, que trata do pagamento de precatórios; a reforma do imposto de renda, com possíveis impactos na arrecadação dos estados; a PEC da Segurança Pública; o Plano Nacional de Educação; projetos de transição energética e o financiamento de projetos em parceria com instituições nacionais, como o Banco do Nordeste, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Os governadores discutiram ainda uma proposta de missão conjunta para o Oriente Médio e a participação dos estados em diversos eventos de destaque, como a COP 30.
”Tratamos de uma missão internacional dos governadores no Oriente Médio, especialmente na Arábia Saudita, Emirados Árabes e Catar. Tratamos ainda de transição energética, a nossa participação na COP 30, em Belém, tratando do bioma da caatinga e do potencial do Nordeste para a transição energética e reforçando vários eventos que teremos no Nordeste na temática do crédito, aumentando o crédito para as empresas nordestinas a partir de várias instituições de fomento do país”, afirmou Fonteles.
PEC da Segurança
Durante a Assembleia, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou a relevância da PEC da Segurança Pública, proposta pelo Governo Federal, que atribui à União a responsabilidade de estabelecer políticas e planos nacionais voltados à segurança pública e à defesa social.
“A proposta visa padronizar e unificar dados, criar uma ouvidoria nacional e, sobretudo, respeitar a autonomia das polícias estaduais, sem qualquer tipo de ingerência sobre suas atribuições”, afirmou a governadora.
Atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, a PEC conta com o apoio do Consórcio Nordeste, que busca contribuir com o avanço dessa agenda estratégica para o Brasil. “Estamos falando de um tema essencial para a vida do povo brasileiro, e é nosso dever colaborar com o seu aperfeiçoamento e implementação”, completou Fátima Bezerra.
A governadora Fátima Bezerra também destacou a importância da criação do Fundo de Desenvolvimento Regional, que, segundo ela, deve ser orientado por uma política de incentivos voltada ao crescimento econômico e social do Nordeste, com gestão responsável e transparente por meio de um comitê gestor.
Além do governador e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles (PI), participaram da assembleia os governadores João Azevedo (PB), Paulo Dantas (AL), Elmano de Freitas (CE), Jerônimo Rodrigues (BA), a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, e o vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral.