“Defendemos o multilateralismo e o livre comércio e responderemos a qualquer tentativa de protecionismo”, declarou o presidente
Lula durante solenidade “Brasil dando a volta por cima” (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
247 – Ainda repercute intensamente a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva proferida na quinta-feira (3) quando disse que o Brasil adotará todas as medidas necessárias para proteger suas empresas e trabalhadores diante da decisão do governo estadunidense de impor sobretaxas a produtos brasileiros. A declaração foi dada durante o evento “O Brasil dando a volta por cima”, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, que marcou um balanço dos dois primeiros anos de governo e buscou reforçar o apoio popular ao mandatário.
Em seu discurso, Lula destacou as ações do governo em diversas áreas e criticou o protecionismo comercial. “Defendemos o multilateralismo e o livre comércio e responderemos a qualquer tentativa de impor um protecionismo que não cabe mais hoje no mundo”, afirmou. O presidente enfatizou que a resposta brasileira será pautada pela Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, e pelas diretrizes da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Lula aproveitou a ocasião para apresentar um balanço das realizações de sua gestão. “Reconstruímos um país deixado em ruínas pelo governo anterior. O Brasil volta a sonhar e ter esperanças. O Brasil dá a volta por cima e deixa de ser o eterno ‘país do futuro’ para construir hoje o seu futuro”, declarou.
O presidente também ressaltou as prioridades de sua administração, como o investimento em desenvolvimento, inclusão social, educação e serviços públicos de qualidade. “Um país que não tolera ameaças à democracia, que não abre mão da sua soberania, que não bate continência para nenhuma outra bandeira que não seja a bandeira verde e amarela”, enfatizou.