O ministro da Casa Civil, Rui Costa, esteve nesta sexta-feira (4) em Paulo Afonso (Bahia) para uma agenda que, avaliou, mostra a eficiência das ações do Governo Federal em parceria com estados e municípios.
Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito Mario Galinho, participou do anúncio da publicação da licitação do novo Hospital Universitário Federal no município. Um investimento de R$155 milhões para atender à população de 22 municípios da região.
O hospital será gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e contará com 30 leitos de UTI, 20 leitos adultos, 10 leitos de UTI neonatal, seis salas cirúrgicas, sendo duas obstétricas e quatro para cirurgia geral. A Eletrobrás também participará da realização com recursos aplicados na compra de equipamentos.
Ainda sob o guarda-chuva do Novo PAC, Rui Costa pontuou que Paulo Afonso terá duas escolas, três creches e que obras como essas possibilitam o avanço na educação na Bahia, que “é o estado que ocupa o segundo lugar no Enem. Fruto da qualidade da educação”, disse ao destacar as novas escolas de tempo integral que vêm sendo construídas em todo estado pelo governador Jerônimo Rodrigues.
Minha Casa, Minha Vida
Pouco antes da cerimônia de anúncio, Rui Costa visitou o Residencial Francisco Chagas de Carvalho, construído através do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. São 200 casas já concluídas que devem ser entregues às famílias nas próximas semanas.
Em seu discurso, o ministro e também coordenador do Novo PAC garantiu que outras 480 unidades habitacionais vão começar a ser construídas em Paulo Afonso, também no âmbito do Novo PAC, para beneficiar mais famílias.
“Nós vamos abrir nos próximos dias uma nova etapa do Minha Casa, Minha Vida e os municípios que estiverem com projetos prontos serão os primeiros beneficiados. Será ‘estilo balcão’, quem estiver com toda a papelada pronta será priorizado, vamos contratar priorizando a eficiência dos municípios, porque temos pressa em iniciar as obras”, destacou o ministro Costa.
A visita permitiu ainda a entrega da ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água do município. Outra obra pronta do Novo PAC, desta vez, em parceria com o Estado da Bahia. “Um investimento de R$ 91 milhões que garante água para, pelo menos, os próximos 30 anos da cidade”, comemorou o governador Jeronimo Rodrigues.