Uma das maiores indústrias do setor químico e petroquímico do país, a Unipar, avança em sua estratégia de expansão ao inaugurar sua nova fábrica no Polo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (BA), a primeira unidade fora do Estado de São Paulo. Durante sua construção gerou 350 empregos diretos e indiretos. Hoje, a operação mantém 50 postos de trabalho, entre diretos e de terceiros. Com recursos do FNE, o Banco do Nordeste é o principal financiador do empreendimento.
A escolha pelo Nordeste atende a crescente demanda por ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e soda cáustica – produtos para o saneamento básico – e para outros setores de higiene e limpeza, papel e celulose, alimentos e bebidas, tratamento de água e indústria química em geral.
“A inauguração dessa unidade é um marco na história da Unipar. Estamos expandindo não apenas nossa capacidade produtiva, mas também nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e proximidade com os clientes. Vamos atender principalmente a expansão do saneamento básico previsto pelo marco do setor e também os segmentos de produtos de higiene e limpeza. Pilares essenciais para a saúde, dignidade e qualidade de vida de toda as pessoas”, destaca Rodrigo Cannaval (foto), CEO da Unipar.
Cannaval afirmou ainda que o apoio e financiamento do Banco do Nordeste foi essencial para consolidar o avanço da empresa e reforçar sua estratégia de proximidade com os clientes do Norte e Nordeste.
“Esse projeto da Unipar é composto por diversos fatores: tem um pilar social, porque a gente vai colaborar com a comunidade; tem o pilar ambiental, porque a gente está utilizando energia renovável; e tem o pilar de sustentabilidade financeira. A Unipar é uma empresa de capital aberto e a gente precisa de parceiros de fomento, como foi o caso do BNB, que impulsiona esse tipo de projeto. Então foi a parceria perfeita. Agradecemos todo o suporte, a comunicação e a disponibilidade dos colaboradores do BNB”, afirmou o CEO da Unipar.
O diretor financeiro e de crédito do Banco do Nordeste, Wanger Rocha, destacou a escolha do Polo Industrial de Camaçari para implantação da nova unidade e a importância estratégica para fortalecimento das indústrias baiana e nordestina.
“A inauguração dessa planta da Unipar hoje é a união de estratégias e políticas de governo relevantes. Envolve um empresário que acredita na atividade dele e que traz para o Nordeste uma planta desse porte. E envolve o Banco do Nordeste, que é o fomentador da atividade econômica da região. É um privilégio do BNB participar desse projeto, ao atender plenamente os anseios desse grupo empresarial e financiar um volume de recursos significativo nesse empreendimento. Acreditamos que será um grande sucesso para Camaçari, para a Bahia e para o Brasil”, afirma.
1º projeto Greenfield
Este é o primeiro projeto greenfield da Unipar – concebido, planejado e executado integralmente pela empresa, sem aproveitar estruturas pré-existentes.
Líder na produção de cloro e soda cáustica e segunda maior produtora de PVC da América Latina, a Unipar Carbocloro projeta para a nova unidade uma capacidade produtiva de 20 mil toneladas de cloro, 22 mil toneladas de soda cáustica, 23 mil toneladas de ácido clorídrico e 160 toneladas de hipoclorito de sódio por ano. Além disso, serão instalados equipamentos para a produção de matérias-primas voltadas ao agronegócio.
Localizada estrategicamente, a nova planta da Unipar em Camaçari oferece fácil acesso a importantes vias de transporte e ao Porto de Aratu, fundamental para o escoamento da produção. Esse posicionamento fortalece a competitividade da empresa e garante melhores condições no transporte dos produtos.
Meio Ambiente
Toda a energia elétrica utilizada na fábrica de Camaçari é proveniente de fonte 100% renovável, gerada no Parque Eólico de Tucano, também na Bahia.
A Unipar, por meio de uma joint venture, atua como autoprodutora e possui participação em 25 aerogeradores, que juntos somam uma potência de 60 megawatts, dentro do total de 155 MW de capacidade instalada do empreendimento. Concebida para otimizar o consumo de energia, a unidade adota a tecnologia de membrana zero gap, que reduz o consumo de energia elétrica em aproximadamente 10% em comparação às tecnologias tradicionais.
“A nova fábrica foi projetada para ser uma referência em segurança, eficiência e sustentabilidade, alinhando nosso crescimento às demandas do mercado e aos princípios de responsabilidade ambiental, enquanto reforçamos nosso compromisso de reduzir impactos e ampliar o uso de energias renováveis”, enfatiza Ricardo Congro, diretor Industrial da Unipar.
Sobre a Unipar
A Unipar se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André (SP), Cubatão (SP), Camaçari (BA) e também em Bahía Blanca, na Argentina. A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.
*Com informações da Unipar