O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties), assinou, nesta quarta-feira (2), um Memorando de Entendimento (MoU) com a La Salle Technova Barcelona, instituição de referência global em ecossistemas de inovação. A parceria tem como principal foco o fortalecimento do Complexo Científico do Sertão, promovendo a cooperação internacional e impulsionando projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico na região.
A parceria faz parte do programa “Paraíba Sem Fronteiras”, que busca ampliar a visibilidade do estado no cenário internacional, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico com inclusão social.
Polo de Inovação
Segundo o secretário Claudio Furtado, o acordo representa um passo significativo para transformar a Paraíba em um polo de inovação global.
“Vamos implementar ações que potencializem o ecossistema de inovação do Sertão, considerando o desenvolvimento de tecnologias sociais e de sustentabilidade do bioma caatinga em torno do Complexo Científico do Sertão. Então, a gente vai olhar o ponto de vista de desenvolvimento local, regional e desenvolvimento científico e tecnológico da região, fazendo essa cooperação com o La Salle, para que possamos tanto introduzir aqui tecnologias nesse ecossistema, da experiência que vem de lá, como também compartilhar nossas experiências com eles. É um memorando para a transferência de tecnologia e conhecimento, para que possamos aplique isso no Complexo Científico do Sertão”, destacou Furtado.
O presidente executivo da La Salle Technova Barcelona, Josep Miquel Piqué Huerta, ressaltou a importância desse acordo na criação de um ecossistema global de inovação. “Este memorando é um marco na relação entre nossas instituições. A Paraíba é um estado-laboratório com uma vocação clara para a pesquisa e o desenvolvimento, não apenas em seu território, mas no mundo.
O diretor geral da La Salle Technova Barcelona, José Martín Santos Fernández, reforçou que a parceria vai além de uma simples colaboração institucional. “Este acordo acordado hoje é uma aliança baseada em valores compartilhados: compromisso com o desenvolvimento local, internacionalização do conhecimento e construção de pontes entre ecossistemas de inovação. Acreditamos no potencial transformador das redes globais e estamos iluminados em contribuir para o programa Paraíba Sem Fronteiras com nossa experiência em criação de ambientes inovadores, incubadoras e transferência tecnológica.”
Complexo Científico do Sertão
Um dos pontos principais do acordo é a contribuição direta para o Complexo Científico do Sertão, que reunirá vários equipamentos distribuídos pelo Sertão da Paraíba, como o Monumento do Vale dos Dinossauros, em Sousa; o Museu de Arqueologia da Paraíba, em Cajazeiras; a Cidade da Astronomia, na Carrapateira; e o Projeto BINGO, em Aguiar. A colaboração com a La Salle Technova Barcelona irá potencializar esses projetos, conectando cientistas paraibanos a iniciativas globais e incentivando a criação de tecnologias sociais de impacto.
O acordo também prevê a implementação de um modelo de Pacto de Inovação baseado nas melhores práticas da La Salle Technova Barcelona, promovendo a transferência de tecnologia e o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Além disso, contempla iniciativas como a promoção de projetos de pesquisa aplicados às necessidades regionais, a capacitação de profissionais para setores estratégicos e o fomento a startups e empresas inovadoras. A parceria visa ainda fortalecer o empreendedorismo e estimular um ambiente de negócios propício ao surgimento de soluções tecnológicas voltadas à sustentabilidade e à melhoria da qualidade de vida no semiárido.