247 – Em discurso proferido nesta sexta-feira (29), durante o encerramento do Fórum Econômico Brasil-Vietnã em Hanói, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a viagem como “a mais produtiva e importante que o Brasil já realizou ao Vietnã”. A fala do presidente foi publicada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e marca um ponto alto nas relações diplomáticas entre os dois países.
“Trouxe comigo dez ministros. Alguns empresários brasileiros estão aqui e nós estamos firmando acordos extremamente importantes”, disse Lula, reforçando o compromisso com uma política de integração mais profunda. Segundo ele, Brasil e Vietnã, com populações de 213 milhões e 101 milhões respectivamente, têm condições de elevar o intercâmbio comercial dos atuais 7,7 bilhões de dólares para até 20 bilhões de dólares.
Reconhecimento do Vietnã como economia de mercado
Em um gesto simbólico e estratégico, Lula anunciou o reconhecimento oficial do Vietnã como uma economia de mercado. “É consequência natural da maturidade do nosso relacionamento econômico”, afirmou. Em 2008, o comércio bilateral era de apenas 500 milhões de dólares. Em 2024, alcançou 7,7 bilhões, superando países tradicionais como Portugal, Reino Unido e França.
O presidente também destacou que o Vietnã já é o quinto maior destino de produtos do agronegócio brasileiro. “Fornecemos cerca de 70% da soja importada pelo Vietnã e 37% da carne suína”, explicou. Agora, com a recente abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira, anunciada pelo primeiro-ministro Pham Minh Chính, o Brasil espera fortalecer ainda mais seu papel na Ásia, fazendo do Vietnã a porta de entrada para a ASEAN.