Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Embratur e Consórcio Nordeste apresentam potencial turístico do Nordeste em roadshow inédito na Europa

Em Londres e em Milão, a iniciativa em parceria com o Consórcio Nordeste reforça aos operadores de turismo e agências de viagens europeus um país mais próximo do continente, com voos diretos e mais rápidos

 

 

Pela primeira vez, o Brasil apresenta o posicionamento estratégico e potencial turístico da Região Nordeste ao mercado internacional em um evento exclusivo para operadores de turismo e agências de viagens.

 

O Roadshow Visit Nordeste 2025 passará por Londres (1º de abril) e Milão (3 de abril), mostrando a região como um destino integrado, diverso, perfeito para viajantes que buscam experiências inesquecíveis em um dos cenários mais deslumbrantes do mundo.

O evento é uma parceria da Embratur com o Consórcio Nordeste.

A iniciativa representa um marco na integração do Nordeste e faz parte da estratégia da Agência em posicionar a região no mercado europeu, assim como ampliar a conectividade aérea e as campanhas de promoção internacional. Os resultados já são visíveis: só nos dois primeiros meses de 2025, houve um aumento de 65,3% na chegada de turistas estrangeiros aos destinos
nordestinos em comparação com o mesmo período de 2024.

Mais próximo do Nordeste – com voos diretos que conectam os viajantes em menos tempo e menor emissão de CO2 -, o mercado
europeu se mostra cada vez mais estratégico para o turismo brasileiro. Segundo continente que mais envia turistas ao Brasil, 2025 começou com um crescimento expressivo: somente em janeiro e fevereiro deste ano, o desembarque de europeus no país aumentou 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Esse movimento já vinha ganhando força em 2024, quando o Brasil registrou um crescimento de 20,1% na entrada de estrangeiros vindos da Europa. Reino Unido e Itália se destacam entre os cinco países do continente que mais enviam viajantes ao país.

 

“O Nordeste vem se consolidando como uma das regiões mais dinâmicas do turismo brasileiro e a parceria da Embratur com o
Consórcio do Nordeste é estratégica para o seu posicionamento no mercado internacional. Os viajantes saem da Europa em busca exatamente do que o Nordeste oferece: resorts em praias paradisíacas, experiências genuínas, contato com natureza preservada, infraestrutura e sofisticação. Estamos apresentando um Brasil que vai além dos cartões postais. Um destino acolhedor, que valoriza sua gente, sua cultura e o meio ambiente, e é cheio de oportunidades únicas para os visitantes”, diz o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

 

Durante o roadshow, os nove estados nordestinos – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – apresentarão um portfólio diversificado de experiências turísticas. Desde a observação de baleias em Fernando de Noronha até as vivências culturais no Pelourinho, em Salvador; dos resorts com arquitetura sustentável às rotas de ecoturismo em áreas protegidas, a região mostra sua capacidade de surpreender até os viajantes mais experientes.

O evento também marcará o lançamento da nova marca unificada do Nordeste, destacando seus diferenciais históricos, culturais e
naturais, além do plano de ação de promoção da região.

“Fortalecer a região Nordeste como uma potência turística no mercado internacional é a principal missão da parceria existente entre Consórcio Nordeste e Embratur. De maneira visionária, com o Roadshow Visit Nordeste 2025, os nove estados terão a oportunidade de ampliar os mercados emissores, consolidando a região que já faz um trabalho de fortalecimento e captação de
mercados internacionais individualmente, porém agora, de maneira integrada, em Londres e Milão, com lançamento da Marca
Nordeste”, explica a secretária de Turismo de Alagoas e coordenadora da Câmara Temática do Turismo no Consórcio do Nordeste, Bárbara Braga.

 

“Somos uma região diversa, das mais visitadas e procuradas no Brasil e mundo, com belezas naturais singulares, praias com águas
quentinhas, sol o ano inteiro, além de atrativos históricos, culturais, de aventura, lazer, artesanato e uma gastronomia rica. Agora, com uma marca que unifica os atrativos do nosso Nordeste como destino para o mundo, fortaleceremos o desenvolvimento
econômico e a geração de emprego e renda nessa região que só cresce em nosso país”, completa Bárbara.

 

Em parceria com a TAP Air Portugal – companhia aérea que oferece a melhor conectividade com o Brasil -, as ações de promoção turística visam criar oportunidades por meio de rotas integradas, utilizando os aeroportos do Nordeste como portas de entrada, especialmente nas cidades atendidas pela empresa:

 

Salvador, Recife, Maceió, Natal e Fortaleza. Como parte das ações em Londres e Milão, a TAP irá sortear um par de passagens aéreas
para que os agentes de viagem descubram novos destinos do Nordeste.

 

Conectividades e oportunidades

 

A conectividade aérea é um dos pilares da estratégia de promoção dos destinos brasileiros. A Embratur vem trabalhando em parceria com companhias aéreas e promovendo o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) para ampliar a conectividade do país com o mundo. A estratégia já está dando resultado: no primeiro trimestre de 2025, estão previstos cerca de 5 mil voos conectando a Europa ao Brasil por meio de 34 rotas, um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2024. São cerca de 1,5
milhão de assentos disponíveis para viver experiências únicas, conhecer cenários paradisíacos e realizar negócios.

Atualmente, rotas diretas conectam os destinos brasileiros ao Reino Unido, Itália, Portugal, França, Países Baixos e Espanha.

Dentre as melhores conexões para o Nordeste, Portugal se consolida como um hub estratégico na Europa, com 14 rotas diretas que facilita tanto viagens de lazer como de negócios entre os dois continentes.

Curta e compartilhe:

Walter Santos

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

enptes