Acordo com banco japonês marca novo passo da diplomacia verde do governo Lula e fortalece parceria Brasil-Japão em transição energética
Em um avanço estratégico para a transição energética brasileira, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, nesta terça-feira, 25 de março, em Tóquio, a contratação de um empréstimo de R$ 1,077 bilhão (US$ 190 milhões) com o Japan Bank for International Cooperation (JBIC), o Citibank N.A. Tokyo Branch e o The Nishi-Nippon City Bank Ltd.
Os recursos serão destinados a projetos no Brasil voltados à transmissão de energia e ao desenvolvimento de biocombustíveis, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). A iniciativa acontece no contexto da visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão e reflete a crescente sinergia entre as agendas ambientais das duas nações.
Segundo José Luís Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES e representante da instituição no ato de assinatura em Tóquio, a parceria com o JBIC é parte de um compromisso do governo Lula de fortalecer os laços com o Japão por meio de uma agenda verde. “Essa parceria trata de uma área importante, que é a economia verde, na qual os dois países têm muito para atuar em conjunto, como no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis, minerais críticos, mobilidade sustentável e energia renovável”, afirmou Gordon.