O presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Rafael Fonteles, reuniu-se nesta quinta-feira (20) com os secretários de Meio Ambiente dos estados nordestinos e representantes da área que compõem a Câmara Temática de Meio Ambiente.
O encontro, realizado em Brasília, teve como objetivo definir as ações prioritárias para 2025, com foco na participação na Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro deste ano, em Belém, no Pará.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para apresentar ao mundo o potencial do Nordeste no combate às mudanças climáticas. A região, rica em recursos naturais, é considerada um berço para a transição energética, com destaque para o bioma Caatinga, único no mundo e celeiro para o descobrimento do “gene da resiliência climática”.
“Hoje, definimos as ações que vamos colocar em prática ainda este ano. Vamos trabalhar firme para aproveitar todo o nosso potencial de transição energética e impulsionar a industrialização da nossa região, com foco na economia verde. Queremos garantir que esse potencial seja usado para melhorar a vida do nosso povo”, destacou o presidente Rafael Fonteles.
“A COP30 é a COP do Nordeste e nós vamos mostrar ao mundo que temos biocombustíveis, hidrogênio verde e energias renováveis. Vamos mostrar que somos o futuro!”, complementou.
Além da participação na COP30, foram definidas ações estratégicas em áreas como recaatingamento, educação ambiental e monitoramento legislativo. A Câmara Temática de Meio Ambiente será coordenada, neste ano, pela secretária de Meio Ambiente do Ceará, Vilma Freitas.