O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca nesta quarta-feira (19) em dois estados do Nordeste, Rio Grande do Norte e Ceará, onde participa de inaugurações de obras nas áreas de infraestrutura e saúde.
Com a popupalaridade em baixa na região, o presidente Lula tenta reverter as últimas pesquisas e se aproximar da região onde possui maior densidade de apoio.
No Rio Grande do Norte, uma das obras mais importantes para a segurança hídrica do estado e da região, o Complexo Hidrossocial de Oiticica, terá a inauguração da Barragem de mesmo nome e assinatura de ordem de serviço da adutora do Agreste Potiguar. Lula inaugura ao lado da governadora Fátima Bezerra e de ministros, além de autoridades locais.
Com capacidade para armazenar 742,6 milhões de metros cúbicos de água, a barragem é a principal obra de um projeto maior chamado Complexo Hidrossocial Oiticica, no município de Jucurutu.
Leia mais sobre o Complexo Hidrossocial de Oticica aqui
Já no Ceará, Lula participa à tarde, da cerimônia de inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC), considerado o maior do Estado.
O novo equipamento começa a receber os primeiros pacientes e, ao menos até abril, funcionará com 30% da capacidade, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A promessa é que a unidade funcionará 100% até dezembro de 2025. O funcionamento começará com especialidades como hematologia, oncologia, urologia e cirurgia vascular, e de cabeça e pescoço.
A unidade será inaugurada quase 6 anos após ter sido anunciada. A ordem de serviço foi assinada, em janeiro de 2021, pelo então governador do Ceará e hoje ministro da Educação, Camilo Santana (PT).