A ENGIE Brasil Energia, líder em geração de energia renovável no país, e a Sylvamo, empresa global do setor de papel, assinaram um contrato para fornecimento de eletricidade a partir de fontes eólicas.
O acordo prevê que a Sylvamo invista na ENGIE para o desenvolvimento do Complexo Eólico Serra do Assuruá, na Bahia. Em contrapartida, a companhia poderá adquirir até 60% da energia necessária para abastecer sua unidade industrial em Mogi Guaçu (SP).
Complexo Eólico Serra do Assuruá
O empreendimento está localizado no município de Gentio do Ouro, Bahia, e é um dos maiores projetos de energia eólica em construção simultânea na América Latina, com investimento de R$ 6 bilhões. Composto por 24 parques eólicos e 188 aerogeradores, o complexo terá uma capacidade instalada total de 846 MW.
As obras começaram em 2023, com previsão de operação total para junho de 2025. Durante a construção, estima-se a geração de até 3 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando o desenvolvimento econômico da região.
“Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a produção responsável e sustentável de papel”, afirma Fabiano Rodrigues, diretor de cadeia de suprimentos e florestal da Sylvamo. A expectativa é que o uso da energia renovável reduza em 5% as emissões de gases de efeito estufa da empresa na América Latina, contribuindo para suas metas ambientais de 2030.
Para Gabriel Mann, diretor de Comercialização da ENGIE Brasil Energia, a parceria reflete o compromisso da companhia com soluções sustentáveis: “Nosso objetivo é oferecer energia limpa e fortalecer a relação com clientes que buscam integrar a sustentabilidade aos seus negócios.”
Sobre a Sylvamo
A Sylvamo é uma empresa global do setor de papel, com fábricas na Europa, América Latina e América do Norte. Sua missão é transformar recursos renováveis em produtos essenciais para educação, comunicação e entretenimento.
Com sede em Memphis, Tennessee, a companhia emprega mais de 6.500 profissionais e registrou vendas líquidas de US$ 3,8 bilhões em 2024. Mais informações estão disponíveis no site da Sylvamo.