Por Walter Santos
A comemoração dos 40 anos da redemocratização no Brasil nesta terça -feira levou a reconhecida jornalista Sonia Carneiro ao plenário do Congresso Nacional, ambiente onde ela por muitos anos foi uma das importantes jornalistas do país e do Jornal do Brasil.
“Participei hoje da sessão plenária do Congresso Nacional em comemoração aos 40 anos da redemocratização do nosso país. Durante os discursos passou um filme na minha cabeça relembrando todos os momentos vividos como jornalista encarregada da cobertura política pelo Jornal do Brasil e rádio Jornal do Brasil”, comentou ela ao adicionar :
“Fui participante da história do Brasil acompanhando os fatos, principalmente, a fase da redemocratização. Desde a cobertura do final do governo Geisel, governo Figueiredo, até o inicio do Lula1, em 2003, quando fui trabalhar com o então ministro Jaques Wagner, hoje senador pelo PT da Bahia”.
Ela acrescentou: “Foram anos de dedicação e empenho para trazer a notícia em tempo real. Tenho muito orgulho de ter iniciado como estagiária, depois promovida a repórter, chegando a chefe de reportagem, e chefe da Rádio Jornal do Brasil em Brasília, com programas de entrevistas e debates, como o saudoso ENCONTRO COM A IMPRENSA”.
Para ela” depois , fui para a mídia impressa trabalhando no Jornal do Brasil por mais de 30 anos. Comecei como repórter da área social, mas logo vi que minha vocação era a cobertura da política. E como repórter especial do Jornal do Brasil acompanhei a votação das Diretas Já, os trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte, as CPIs do PC Farias, o impeachment do ex-presidente Collor, as campanhas eleitorais, sem esquecer dos planos econômicos do governo Sarney.
Ela conclui: “Também fui setorista do Planalto na época do governo Fernando Henrique Cardoso. A lição que passo hoje é o valor da liberdade de imprensa e da conquista da democracia. Uma não existe sem a outra”.