IBC-Br teve a maior alta desde junho de 2024. “Economia crescendo, indústria aquecida e mais empregos para os brasileiros”, destacou o presidente
247 – O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), registrou um avanço de 0,9% em janeiro de 2025 na comparação com o mês anterior, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (17) pelo Banco Central. O resultado, bem acima das projeções do mercado, levou o presidente Lula (PT) a celebrar o desempenho da economia brasileira.
A prévia do PIB surpreendeu ao superar a expectativa de analistas consultados pela Reuters, que previam um crescimento modesto de 0,22% no período. A expansão ocorre após uma retração revisada de 0,6% em dezembro de 2024, evidenciando uma recuperação da atividade econômica.
Nas redes sociais, Lula comemorou o resultado e destacou os sinais positivos da economia: “A economia brasileira cresceu 0,9% em janeiro de 2025 em comparação com o mês anterior, a maior alta desde junho do ano passado. Economia crescendo, a indústria aquecida e mais empregos para os brasileiros. Por essas e outras que eu digo que esse é o ano da colheita”, escreveu o presidente.
O bom desempenho do IBC-Br foi registrado mesmo em um ambiente de política monetária restritiva. A taxa básica de juros, a Selic, está atualmente em 13,25%, e o Banco Central deve se reunir nesta semana para decidir um possível novo aumento de um ponto percentual. Apesar desse cenário, o indicador do BC mostrou que a economia iniciou 2025 com mais força do que o esperado.