O Porto Digital encerrou 2024 reafirmando sua relevância no cenário nacional e latino-americano de inovação, consolidando-se como um dos principais distritos tecnológicos do país. Com um crescimento de 14% no faturamento, as empresas embarcadas no ecossistema alcançaram a marca de R$ 6,2 bilhões, enquanto o número de profissionais atuantes superou 21 mil, refletindo a expansão contínua do setor.
A relevância do polo também se traduz na crescente atratividade para grandes empresas. Atualmente, são 475 organizações embarcadas, incluindo nomes de peso como Bradesco, Solar Coca-Cola e Deloitte, que ampliaram suas operações no Recife. Esse movimento fortalece o ambiente de negócios e abre caminho para novas oportunidades de emprego ao longo de 2025.
Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, destaca o impacto desse avanço: “Os números refletem o compromisso contínuo do Porto Digital com a inovação e a transformação digital. Nosso ecossistema se fortalece ao atrair empresas e criar oportunidades para profissionais qualificados, promovendo um desenvolvimento sustentável para Recife e Pernambuco. Além disso, estamos focados em consolidar iniciativas que ampliem a inclusão digital e a formação de novos talentos, garantindo que o crescimento do setor também gere benefícios sociais e educacionais.”
O prefeito do Recife, João Campos, reforça a importância estratégica do parque tecnológico: “O Porto Digital é um patrimônio da nossa cidade, um grande ativo, gerador de emprego e renda. Mas o que impressiona é a solidez com que a evolução do nosso ancoradouro digital se mantém. (…) Vamos seguir investindo fortemente na qualificação e formação de pessoas na área de tecnologia, como temos feito com o exitoso programa Embarque Digital.”
Em reconhecimento à sua relevância econômica, o governo estadual ampliou os investimentos no distrito. “Recentemente assinamos o contrato de gestão com o maior aporte da história, garantindo R$ 44,5 milhões para execução de políticas públicas voltadas à promoção do empreendedorismo, da transformação digital de cadeias produtivas e da criação de infraestruturas de suporte à inovação”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Destaques
O levantamento anual, realizado pelo Porto Digital em parceria com Softex-PE, Assespro-PE/PB e Seprope, revelou ainda as empresas que se destacaram no ecossistema.
Em faturamento, os líderes foram Accenture do Brasil, Avanade do Brasil, CESAR, Deloitte, Extreme Digital Consultoria e Representações, GO.ORB, Rede Globo, Safetec Informática, Serttel Soluções em Mobilidade e Segurança Urbana e Tempest Security Intelligence.
No quesito crescimento percentual, Fusion DMS, Consenso Tecnologia e Serttel Soluções em Mobilidade e Segurança Urbana tiveram os melhores desempenhos.
Para Yves Nogueira, presidente da Softex Pernambuco, os resultados reafirmam o dinamismo do setor: “Os dados apontam para um faturamento superior a 14% e de 17% se tratando de colaboradores, ultrapassando a marca de 21 mil pessoas. Fruto de um trabalho consistente, o que é muito bom para o ecossistema, para as empresas que o integram e para a sociedade.”
Gerino Xavier, presidente da Federação Nacional das Empresas de Tecnologia da Informação (Fenainfo) e do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Pernambuco (Seprope), também avalia o momento como positivo: “Os números evidenciam um crescimento impressionante. Um setor que expande 14%, assim como o aumento expressivo no número de colaboradores, reflete a força desse avanço. Esse crescimento vertiginoso é resultado de um esforço coletivo entre empreendedores, líderes de entidades e todos que fazem o Porto Digital acontecer. O ecossistema segue em constante evolução, consolidando-se como um ambiente dinâmico e propício ao desenvolvimento contínuo.”