Sudene investe R$ 10 milhões em soluções de inovação nos municípios

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco do Nordeste, Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Associação Impacta Hub Brasil, lançou o “Projeto Inovacidades: Ciclos de desafios e aceleração de soluções de inovação aberta em municípios da área da Sudene”.

 

 

Representantes das cinco instituições estiveram reunidos nesta quarta-feira  (19) para detalhar as linhas gerais do programa. Os municípios convidados que manifestarem interesse em participar vão dar início a uma programação que inclui a realização de ciclos de inovação aberta – que terá início com um piloto, definição dos desafios a serem enfrentados e participação em capacitações e oficinas.

 

Objetivos e eixos principais

 

A ideia é articular governos municipais, startups, instituições públicas e outros atores do ecossistema de inovação, buscando soluções para desafios enfrentados por cada localidade. Os eixos prioritários do projeto são “Soluções a desafios sociais e ambientais”, voltadas para inovações que transformem setores de atuação do poder público, a exemplo de mobilidade urbana, educação, saúde, água e saneamento; “Soluções a desafios em apoio à transformação verde”, que vai abordar questões relativas à eficiência energética, redução de emissões de gases de efeito estufa, conservação da biodiversidade, gerenciamento de desastres naturais, entre outros; e “Soluções que alavancam as novas tecnologias”, com foco na adoção de tecnologias digitais, criação de bases de dados digitais e repositório de big data, inteligência artificial, entre outras tecnologias.

 

 

A lista de 58 cidades que, inicialmente, estão sendo convidadas para participarem no projeto foi definida a partir das cidades polos das regiões geográficas imediatas da área de abrangência da Sudene e que estão alinhadas com a estratégia territorial do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

 

 

As ações também estão em sintonia com os princípios de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (CHICS), focando na inovação aberta, no Marco Legal das Startups e no Empreendedorismo Inovador. A expectativa é apontar soluções com potencial de financiamento e que gerem impacto direto na qualidade de vida das pessoas.

 

 

Kauara Rodrigues, da Enap, explicou que a inovação aberta consiste em um processo colaborativo, no qual as instituições compartilham ideias e soluções, trazendo vantagens como soluções mais criativas e eficientes, redução de custos e riscos, melhoria dos serviços públicos, governança participativa e aceleração de implementação de soluções.

 

Recursos

 

Para viabilizar o processo de inovação aberta – incluindo diagnóstico situacional, estabelecimento de desafio e apresentação de propostas- , a Sudene vai aportar R$ 10 milhões, valor atrelado ao percentual de 1,5% calculado sobre o produto do retorno das operações de financiamentos concedidos pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

 

 

Os recursos serão disponibilizados entre 2025 e 2028, prazo estabelecido para a execução do “Inovacidades”. Na etapa seguinte, referente à execução das propostas, a superintendência articulou a oferta de financiamentos para os municípios através do BNB e BID, agentes financeiros parceiros do projeto.

 

 

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, falou da importância dessa iniciativa, “que é uma imposição da agenda mundial”. O gestor enfatizou, ainda, que “nós desejamos um Nordeste inovador, além de justo, próspero, que reconheça a nossa diversidade, que valorize os nossos biomas, que fortaleça as nossas instituições e, claro, que garanta uma melhor qualidade de vida para a nossa gente”.

 

 

O encontro também contou com a participação de Camila Medeiros, Kauara Rodrigues e Deise Nicoletto (Enap e IH Brasil); Michael Hennnessey (BID) e Hailton Fortes (BNB), além de gestores públicos. Serão realizados encontros como o de hoje com todos os municípios convidados.

 

 

*Com informações da Secom Sudene
Curta e compartilhe:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *