A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta terça-feira, 18, mudança no comando da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP). O infectologista Alexandre Motta Câmara vai assumir o lugar da médica pediatra Lyane Ramalho na pasta. Lyanne Ramalho assumiu a secretaria em maio de 2023, com a saída de Cipriano Maia. Ela estava em funções na pasta desde 2020, quando assumiu como subsecretária de Planejamento e Gestão, e depois se tornando secretária-adjunta, em 2021.
PERFIL DO NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE, ALEXANDRE MOTTA
Dr. Alexandre Motta Câmara, de 61 anos, é médico infectologista em Natal, onde se dedica à Chefia de UTI no Hospital Giselda Trigueiro. Natural de Natal, Alexandre Motta Câmara, foi militante do movimento estudantil e diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Em 2020, teve seu nome cotado para ser candidato a prefeito de Natal, mas acabou não concorrendo e dando lugar a Jean Paul Prates. No pleito de 2022, foi candidato a deputado federal pela Coligação Federação Brasil da Esperança – FÉ. BRASIL (PT/PC do B/PV). Ex-Supervisor do Programa Mais Médicos entre 2015 e 2018.
Dr. Alexandre Motta é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e possui especialização em Infectologia. Politicamente é próximo da governadora, Fátima Bezerra. Sua nomeação reforça o compromisso do governo estadual com o fortalecimento do SUS e a continuidade das políticas públicas na área da saúde.
Dr. Alexandre Motta esteve na linha de frente da luta contra o coronavírus no Estado do Rio Grande do Norte. Atuou contra as ações anticiência do governo Bolsonaro. Ele se destacou ao participar ativamente na luta da saúde pública contra a pandemia da Covid-19. Defendeu com veemência as vacinas e as medidas de prevenção, como uso de máscaras e lavagem das mãos, além de duras críticas ao negacionismo. Tem um bom trânsito social, político e na categoria médica.