Agro e tecnologia: Grupo Bom Jesus desenvolve IA para assistência jurídica

O Grupo Bom Jesus, um dos principais nomes do agronegócio brasileiro, acaba de lançar a SamIA, uma assistente jurídica baseada em inteligência artificial desenvolvida internamente. A nova tecnologia foi criada para otimizar processos e oferecer suporte à equipe jurídica, trazendo mais agilidade e eficiência para a empresa.

Mais do que uma simples ferramenta, SamIA reflete a essência do Grupo Bom Jesus. As primeiras três letras do nome remetem às culturas agrícolas mais representativas da empresa: soja, algodão e milho. Já a sigla IA destaca a base tecnológica que sustenta a plataforma, fundamentada em inteligência artificial.

Desenvolvida para refletir o perfil dos colaboradores do grupo, SamIA foi criada a partir de uma pesquisa interna que identificou as principais características da equipe, conforme levantamento Great Place to Work (GPTW), como tom de pele, idade e postura profissional. Seu avatar foi desenhado como uma mulher, vestindo um uniforme azul-claro que remete à identidade visual da empresa.

SamIA foi apresentada à equipe em janeiro e a ideia do Grupo Bom Jesus é que a sua atuação não se limite ao Departamento Jurídico. O projeto prevê a expansão de suas funções para outras áreas, como produção e logística, sempre com o objetivo de agilizar processos internos e otimizar a gestão em diferentes etapas do negócio.

“Temos grandes planos para a SamIA, a parte jurídica é só o começo. Nosso objetivo é agilizar cada vez mais os processos internos para melhorar ainda mais o atendimento em diversas áreas”, afirma Laerte Marroni, diretor de TI do Grupo Bom Jesus.

Grupo Bom Jesus

Fundado em 1976, o Grupo Bom Jesus consolidou-se como um dos principais players do agronegócio brasileiro, com atuação diversificada na produção e comercialização de sementes, grãos, fibras e insumos, além de pecuária, varejo de combustíveis e suporte logístico à cadeia produtiva. Suas operações estão distribuídas em regiões estratégicas como Mato Grosso, Bahia e Piauí, onde o grupo cultiva mais de 365 mil hectares.

Na safra 2023/24, a Bom Jesus Agropecuária registrou uma produção de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas, com destaque para as culturas de soja, algodão e milho, cultivadas com tecnologia de ponta e práticas voltadas à sustentabilidade.  Além da produção agrícola, o Grupo Bom Jesus se destaca por sua atuação em atividades complementares que integram toda a cadeia produtiva, contribuindo para a diversificação econômica das regiões onde está presente.

..

 

 

Curta e compartilhe:

Walter Santos

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *